Parque Nacional de Itatiaia sofre com incêndio

O Globo, Rio, p. 23 - 14/08/2010
Parque Nacional de Itatiaia sofre com incêndio
Fogo começou em área de criação de gado em Minas

Dicler de Mello e Souza

Um incêndio iniciado na madrugada desta sexta-feira no Vale do Aiuruoca, em Minas Gerais, que fica localizado dentro do Parque Nacional de Itatiaia, está devastando uma vasta área de mata nativa da reserva ecológica. Mais de 120 brigadistas de outros parques nacionais, como da Serra dos Órgãos e da Bocaina, estão no local, na divisa com o Estado do Rio, tentando controlar o fogo.
O diretor do Parque Nacional de Itatiaia, Walter Behr, disse que o local onde o incêndio começou é usado para atividade pecuária. Ele, porém, não soube precisar se o fogo se deveu a queimadas feitas para abrir áreas para pastagens.
Pelotão da Aman vai ajudar a conter as chamas
Segundo Behr, é possível, embora pouco provável, que o incêndio tenha acontecido de forma natural, devido à estiagem. O diretor informou que mais um pelotão da Academia Militar das Agulhas Negras (Amam), em Resende, daria apoio ao combate do incêndio, a partir das 4h de hoje.
- Este horário é mais apropriado para o combate ao fogo, porque a temperatura está mais fria e há menos vento no planalto. Amanhã (hoje), um helicóptero do Corpo de Bombeiros sobrevoará a área do incêndio. Não recomendamos no local a presença de jornalistas e curiosos, para não atrapalhar os trabalhos dos brigadistas - disse Behr.
De acordo com o diretor, o tempo de caminhada da base do Pico das Agulhas Negras, na altura do Abrigo Rebouças, em Itatiaia, até o local onde está concentrado o fogo é de até 5 horas.
Segundo ele, apenas neste sábado, após os bombeiros sobrevoarem a região afetada, é que poderá ser avaliada a extensão dos danos provocados pelo fogo na mata.

O Globo, 14/08/2010, Rio, p. 23
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.