Parque Nacional de São Joaquim abriga animais e árvores ameaçados

G1 - http://g1.globo.com/ - 12/09/2013
O Parque Nacional de São Joaquim é um dos cinco parques nacionais situados em Santa Catarina. O objetivo principal da unidade de conservação, criada em 1961, é a proteção das Matas de Araucárias, típicas do Sul do país, que estão situadas em uma área de 49.300 hectares.

Os pontos mais conhecidos do parque são a Pedra Furada e o Morro da Igreja, onde a ocorrência de neve é bastante comum durante o inverno. Além desta região do parque, os Campos de Santa Bárbara registram as maiores altitudes do estado, embora o destaque do Parque seja mesmo o próprio Morro da Igreja, com 1.822 metros.

"Com certeza quem visita o Parque irá ver lindas matas de Araucárias, mas poderá também se surpreender com situações únicas, como a neve que registramos em agosto deste ano", explica Michel Omena, analista ambiental do Parque Nacional de São Joaquim.

Segundo informações passadas pelo parque, o local abriga 149 espécies vegetais catalogadas e os dois únicos gêneros de coníferas existentes no país: o Pinheiro-bravo e a Araucária, sendo que esta, ameaçada de extinção, cresce na presença de outras espécies e por isso constitui um subsistema. Estas árvores podem atingir alturas de cerca de 50 metros, com um diâmetro de 2,5 m.

A fauna abriga diversas espécies, entre elas o Leão-baio e Lobo-guará, ameaçados de extinção e também outros mamíferos como tapetis, um pequeno coelho, guaxinins, gambás, capivaras, antas, macacos tamanduás, raposas e cachorros do mato. "Na nossa região vemos rastros de Lobo-guará, mas ele é um animal bastante arredio, então não existe um levantamento de quantos existem na região", explica Michel.

Entre as aves, foram catalogadas 122 espécies. As ameaçadas de extinção são a Águia-cinzenta e o Papagaio-charão, que utiliza as Araucárias como dormitórios. Eles são facilmente identificados pelo contraste entre a plumagem verde, com as penas vermelhas que cobre a cabeça, a região ao redor dos olhos e as bordas das asas.

Outros destaques do parque são as nascentes de diversos rios, entre elas a do rio Pelotas, também conhecida como nascente do Rio Uruguai, do rio Lava-Tudo, e do rio Três Barras, afluente do Rio Tubarão, além de outros menores, que abastecem o Sul de Santa Catarina.

Além disso, o local é considerado propício para recarga do Aquífero Guarani, por causa da formação geológica, composta por rochas vulcânicas. O acesso ao local se faz pelos municípios de Urubici e Bom Jardim da Serra. Porém, os municípios de Orleans e Grão Pará também tem áreas dentro do parque.



http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/nossa-terra/2013/noticia/2013/09/parque-nacional-de-sao-joaquim-abriga-animais-e-arvores-ameacadas.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC São Joaquim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.