Parque Nacional de São Joaquim completa 53 anos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 04/07/2014
O Parque Nacional de São Joaquim (SC) vai completar 53 anos neste domingo (6). Para comemorar a data, o chefe da Unidade de Conservação (UC), Michel Omena, montou uma programação que inclui, entre outras atividades, a abertura de uma exposição fotográfica do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave). "Recebemos fotos, banners e outros materiais bem interessantes sobre aves. Ficaremos o mês inteiro com essa exposição aqui", disse.

Também faz parte da programação o lançamento do livro "Parque Nacional de São Joaquim - Portal do Conhecimento", produzido por servidores da UC especificando todas as pesquisas feitas no Parque desde a sua fundação. A ideia é obter conhecimentos específicos para promover o Plano de Manejo local, além de demonstrar a importância da área para o desenvolvimento de estudos científicos.

O nome do livro é um trocadilho sobre o principal cartão postal do Parque, a "Pedra Furada". Alguns místicos dizem que o local seria um portal para outras dimensões. "Para nós, trata-se de um portal para o conhecimento", finalizou Omena.

Sobre o Parque Nacional de São Joaquim

O Parque Nacional de São Joaquim fica na região serrana do estado de Santa Catarina, tem 49,3 mil hectares e foi criado para proteger os remanescentes de Matas de Araucárias, conservar os ecossistemas locais e promover a educação ambiental, pesquisas científicas e visitações públicas. Na UC prevalece o bioma Mata Atlântica e os cartões-postais são a Pedra Furada e o Morro da Igreja.

Outro aspecto importante do Parque é a geologia, composta basicamente por rochas vulcânicas formadas, segundo estudos, há 133 milhões de anos.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/4894-parque-nacional-de-sao-joaquim-completa-53-anos.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC São Joaquim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.