Parque Nacional do Itatiaia comemora 78 anos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 15/06/2015
Palestras, oficinas e emoção marcaram o evento


A comemoração do aniversário de 78 anos do Parque Nacional do Itatiaia (RJ), o primeiro a ser criado no Brasil, foi marcada por um belo dia de sol e uma programação especial, no último dia 14. A confraternização começou às nove da manhã com um café da manhã no Centro de Visitantes para frequentadores e convidados que se deslocaram de outros estados, especialmente para a homenagem.

O público teve o privilégio de acompanhar a Banda Sinfônica da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras), que executou o Hino Nacional, enquanto o chefe do Parque, Gustavo Tomzhiski hasteava a Bandeira do Brasil. "Há 78 anos Getúlio Vargas criou o primeiro parque do Brasil. Todos os anos comemoramos com a sociedade, pois é de extrema importância que a mesma faça parte destes momentos e se aproprie deste patrimônio natural. Quero agradecer a presença de cada um de vocês neste dia tão especial para o Parque Nacional de Itatiaia", enalteceu Tomzhiski.

Do alto de seus 90 anos, o professor Alceo Magnanini, engenheiro agrônomo e especialista em conservação da natureza, apresentou a palestra "Área Protegidas - Vitória e Derrotas". "É muito importante este momento para mim, pois entrei pela primeira vez no Parque do Itatiaia em 1940", lembrou o professor. "Nesta época, meu grupo e eu saltávamos na estação de Itatiaia e subíamos a pé até o Pico das Agulhas Negras, era uma grande aventura. São 78 anos de história, sou mais velho que o parque", comentou. Magnanini enfatizou a necessidade de vontade política para o bem de todos e não somente para alguns.

O Parque Nacional do Itatiaia é uma das 320 Unidades de Conservação (UC) administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Conselho Consultivo do Parque tomou posse e um documentário de 10 minutos sobre a UC emocionou o público presente com lindas imagens inéditas captadas por Marcius Clapp e Peterson de Almeida.

A equipe passou cerca de 20 dias na parte alta do Parque de Itatiaia enfrentando muito frio e dificuldades técnicas para conseguir realizar o vídeo, aplaudido de pé pela plateia. O filme surpreendeu até o chefe do Parque. "Fiquei arrepiado e com os olhos cheios de lágrima com essa filmagem. Foi uma ótima surpresa para nós", destacou Tomzhiski.

No final do evento, os convidados se reuniram para um agradável almoço com apresentação do show "Canções para vida na Terra", de Malu Rocha, que aproveitou o palco para puxar os parabéns para o parque. Durante todo o evento uma Oficina de Origamis distraiu as crianças, que aprenderam com os monitores a montar sapos flamenguinhos, uma das espécies endêmicas e símbolo do Parque Nacional do Itatiaia.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6859-parque-nacional-do-itatiaia-comemora-78-anos.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.