Parque Nacional do Itatiaia confirma primeira morte de macaco por febre amarela na reserva

G1 - http://g1.globo.com/ - 03/03/2018
Parque Nacional do Itatiaia confirma primeira morte de macaco por febre amarela na reserva
Visitantes devem assinar termo de ciência de risco para entrar no parque a partir deste sábado (3). Primatas alertam para a presença do vírus da doença na localidade.

Por G1 Sul do Rio e Costa Verde
03/03/2018 10h33 Atualizado 03/03/2018 16h25


oi confirmada a primeira morte de macaco por febre amarela no Parque Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro. A partir deste sábado (3), os visitantes deverão assinar o termo de ciência de risco para entrar na reserva.
O primata foi encontrado na parte baixa do parque na primeira semana de fevereiro. O resultado foi divulgado na sexta-feira (2). Esta parte é caracterizada, principalmente, pelos cursos d'água, com diversas áreas apropriadas para o banho. O chefe do parque, Gustavo Tomzhinski, informou que o cadáver foi encontrado na região próxima à sede do parque, onde fica o centro de visitantes.
Gustavo também informou que outros dois animais foram encontrados mortos na sexta-feira (2), porém eles estão sendo analisados pelo médico veterinário do parque.
A Prefeitura de Itatiaia afirmou que 85,4% da população já foi imunizada. Este número corresponde a 22.207 moradores. A campanha de vacinação acontece no Posto de Maromba.
Primeiro parque nacional
O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o local. Ele fica na Serra da Mantiqueira - entre os estados Minas Gerais, Rio de Janeiro, e próximo à divisa com São Paulo. Os limites alcançam os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG).
Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, ele foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. O parque é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.791,5m, o quinto maior do país.
Febre amarela no Sul do Rio
Na região foram encontrados um macaco morto em Ilha Grande, em Angra, Barra mansa, Valença, Miguel Pereira, Volta Redonda, Paraty e Paulo de Frontin. Os primatas alertam para a presença do vírus da doença na localidade. É importante lembrar que eles não transmitem febre amarela. Matar animais é crime ambiental.

A região Sul do Rio e Costa Verde registra o maior número de casos de febre amarela no estado. São 57 casos, com 28 óbitos. No novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretária Estadual de Saúde na sexta-feira (2), uma pessoa morreu por causa da doença em Paty do Alferes e mais um óbito foi registrado em Angra - que tem o maior número de mortes do estado. Também foi confirmado mais um caso em Miguel Pereira.
Confira abaixo o boletim:
13 casos - Teresópolis, sendo seis óbitos
18 casos - Valença, sendo seis óbitos
9 casos - Nova Friburgo, sendo três óbitos
1 caso - Petrópolis
1 caso - Miguel Pereira, sendo um óbito
9 casos - Duas Barras, sendo dois óbitos
3 casos - Rio das Flores, sendo dois óbitos
2 casos - Vassouras, sendo um óbito
7 casos - Sumidouro, sendo dois óbitos
5 casos - Cantagalo, sendo três óbitos
1 caso - Paraíba do Sul, sendo um óbito
2 casos - Carmo, sendo um óbito
2 casos - Maricá, sendo um óbito
24 casos - Angra dos Reis, sendo onze óbitos
2 casos - Paty do Alferes
2 casos - Engenheiro Paulo de Frontin, sendo dois óbitos
2 casos - Mangaratiba, sendo um óbito
1 caso - Piraí, sendo um óbito
1 caso - Cachoeiras de Macacu, sendo um óbito
2 casos - Trajano de Moraes, sendo dois óbitos

Febre amarela: tudo o que você precisa saber: http://globotv.globo.com/g1/g1-ciencia-e-saude/v/febre-amarela-tudo-o-que-voce-precisa-saber/6428741/



https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/parque-nacional-do-itatiaia-confirma-primeira-morte-de-macaco-por-febre-amarela-na-reserva.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.