Parque Nacional do Itatiaia contratará consultoria para atualizar plano de manejo

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 20/12/2010
Após 28 anos, será feita a atualização do plano de manejo do Parque Nacional do Itatiaia, no Estado do Rio de Janeiro. A celebração de um termo de reciprocidade entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro (SEA/RJ) e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) viabilizou a utilização de recursos da Câmara de Compensação Ambiental do Rio de Janeiro para a execução do projeto.

O plano de manejo do Itatiaia é de 1982 e abrange apenas um terço da atual área do parque, que foi ampliado no mesmo ano. A revisão do plano dá continuidade ao processo iniciado no segundo semestre de 2008, com a Monitoria do Plano de Manejo para a Parte Baixa do Parque, e representa um importante passo para a melhoria da gestão da Unidade de Conservação, possibilitando avanços nas questões fundiária, de proteção e de uso público.

O termo de referência para a contratação de empresa de consultoria para a atualização do plano de manejo do Itatiaia, que é o parque mais antigo do Brasil, está disponível desde o dia 14 no site do Funbio (www.funbio.org.br). As empresas participantes terão até o final de janeiro de 2011 para apresentar suas propostas. Os trabalhos deverão iniciar em fevereiro, com duração prevista de 18 meses.


http://www.icmbio.gov.br/noticias/parque-nacional-do-itatiaia-contratara-consultoria-para-atualizar-plano-de-manejo
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.