Parque nacional do Itatiaia registra queda de neve

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 05/10/2012
A equipe do Parque Nacional do Itatiaia, localizado no estado do Rio de Janeiro e gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), registrou no dia 26 de setembro, neve na área mais alta da unidade de conservação, com temperatura de -9" C. O fenômeno meteorológico ocorreu pela conjunção de elevada umidade com a baixa temperatura. Segundo os registros do parque, há anos esse fenômeno não ocorria em Itatiaia. O último registro de neve havia sido feito em 1988.

Parque Nacional do Itatiaia

Foi a primeira unidade de conservação criada no Brasil, em 14 de junho de 1937. Possui 28 mil hectares e está localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, na Serra da Mantiqueira, abrangendo os municípios de Itatiaia (RJ), Itamonte, Alagoa e Bocaina de Minas (MG).

Pico das Agulhas Negras, o Maciço das Prateleiras, o Vale do Aiuruoca e a Pedra do Altar são alguns dos atrativos na parte alta da unidade, inesquecíveis aos olhos de seus visitantes. Já na parte baixa, encontram-se o Lago Azul, a Cachoeira Poranga, a Piscina Natural do Maromba, a Cachoeira Itaporani, Véu de Noiva e os Três Picos.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3377-parque-nacional-do-itatiaia-registra-queda-de-neve.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.