Parque Nacional do Itatiaia, RJ, divulga balanço de queimadas

G1 - http://g1.globo.com/ - 12/08/2013
O Parque Nacional do Itatiaia, RJ, divulgou um balanço dos focos de incêndio registrados até o início de agosto. Segundo a direção da reserva, foram dez queimadas, todas em pequenas proporções. Em todo ano de 2012, foram 30 pontos de fogo.

A explicação pode estar no clima. Normalmente, o inverno tem céu aberto, frio e sem chuva. Mas em 2013, julho foi mais úmido. Além das baixas temperaturas, o tempo chuvoso contribuiu para diminuição do número de queimadas no Parque e no entorno da unidade de conservação.
Os dados da pesquisa mostram também que poucos incêndios são de causa natural. A maioria é provocada pela ação do homem. "Nós tivemos um mês de julho atipicamente chuvoso. Então o período seco atrasou, mas já no finalzinho de julho e início de agosto nós já estamos com condições de seca bastante críticas", disse o diretor do parque, Gustavo Tomzhinski.

As queimadas e os incêndios florestais estão entre os principais problemas ambientais enfrentados pelo país. O fogo polui a atmosfera, causa prejuízos econômicos e sociais e contribui para o desflorestamento e para a perda da biodiversidade. Mais preocupante do que a quantidade de incêndios é a gravidade dele. Historicamente, é no mês de agosto que as queimadas costumam acontecer com mais frequência. A brigada de incêndio do Parque Nacional do Itatiaia está em alerta.

"Historicamente o mês que temos maior número de incêndios é agosto e os incêndios de maior extensão, maior gravidade são na segunda quinzena de agosto e início de setembro", finalizou Gustavo.



http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2013/08/parque-nacional-do-itatiaia-rj-divulga-balanco-de-queimadas.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.