Parque Nacional do Pau Brasil lança jornal comunitário

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 03/05/2012
Um evento com exposição fotográfica e atrações culturais que será realizado no sábado, 05 de maio, marca o lançamento do jornal Pau Brasil Comunidade, periódico construído por mais de 30 moradores de comunidades do entorno do Parque Nacional do Pau Brasil, unidade de conservação federal localizada em Porto Seguro (BA).

A atividade integra um trabalho de educomunicação realizado por meio de uma consultoria financiada pelo Projeto Corredores Ecológicos (BA). É a continuidade de um projeto de comunicação e educação ambiental iniciado em 2011, junto ao conselho consultivo do parque, quando os próprios conselheiros criaram um plano de comunicação para definir o que e com quais ferramentas deveria ser realizada essa comunicação. O planejamento foi construído após etapa de capacitação do conselho sobre temas ligados à gestão participativa.

Nessa etapa do projeto, as ferramentas elaboradas foram: jornal, folder, blog e oficina de fotografia. O jornal foi desenvolvido a partir da oficina de educomunicação - campo de estudos e práticas metodológicas onde a comunicação exerce um papel diferenciado nos processos educativos e de mobilização social - onde os alunos, tanto conselheiros quanto moradores de comunidades no entorno do parque, fizeram atividades como leitura crítica da mídia, biomapa com os aspectos bons e ruins de cada comunidade, reconhecimento do papel de instituições, diagramação e produção de pauta. Posteriormente, os alunos produziram textos e fotos que refletem a realidade local.

O projeto construído para o Parque Nacional do Pau Brasil é um dos primeiros a citar a Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental (ENCEA), documento construído coletivamente e coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que traz diretrizes para a implementação de atividades de educação ambiental e de comunicação para unidades de conservação. O princípio básico da ENCEA é fortalecer a gestão participativa da unidade, por meio do diálogo proporcionado por processos educomunicativos.

Após o dia 05, o jornal estará disponível para download no blog do parque. A previsão é que até o final de maio será lançada uma publicação resumindo o projeto.




http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/2857-parque-nacional-do-pau-brasil-lanca-jornal-comunitario.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pau Brasil
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.