Parques nacionais recrutam voluntários

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 28/02/2013
Os parques nacionais do Iguaçu, no Paraná, e da Serra da Bocaina, entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estão com inscrições abertas para a seleção de voluntários.

O objetivo do Programa de Voluntariado do Instituto Chico Mendes, desenvolvido nas unidades de conservação e centros de pesquisa, é recrutar pessoas interessadas em ajudar na gestão das unidades e, ao mesmo, tempo despertar a cidadania e estimular o respeito ao meio ambiente. A atividade não é remunerada.

Programa no Iguaçu é para estudantes universitários

No Parque do Iguaçu, o Programa de Voluntariado, promovido pela Escola Parque, setor responsável por ações de educação ambiental do parque, é direcionado a estudantes universitários dos cursos de Engenharia Ambiental, Pedagogia, Educação Física, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental e Turismo.

São oferecidas 50 vagas. O trabalho tem duração de março a dezembro, com carga horária mínima de 200 horas. Após a seleção dos estudantes, haverá a capacitação por meio de um minicurso de 20 horas com temas relacionados à UC: Educação Ambiental, Uso Público, Operacional e Monitoramento de Efluentes. A capacitação acontecerá no auditório do Parque Nacional do Iguaçu.

Entre as atividades que os voluntários participam, estão mutirão ecológico e ações em datas específicas como, por exemplo, a Semana do meio ambiente, Dia da água e campanhas ambientais dentro da unidade de conservação.

Atividades na Bocaina serão em Paraty e só na Páscoa

Já no Parque Nacional da Serra da Bocaiana, as incrições são para a terceira fase do Programa de Voluntariado. São oferecidas oito vagas para a área de uso público e os trabalhos durarão apenas durante o feriado de Páscoa (27 a 31 de março), em Trindade, Paraty (RJ).

Os interessados poderão se inscrever até 6 de março. A previsão de divulgação da lista dos aprovados é 13 de março.

Ser comunicativo com o público, saber trabalhar em grupo e ter interesse pela área ambiental são algumas das características necessárias para o voluntariado. Os selecionados para a Bocaina poderão contar com infraestrutura disponível de alojamento, transporte e alimentação, mas é necessário trazer roupa de cama e itens de higiene pessoal.

Serviço:

1) As inscrições para a seleção de voluntários no Parque Nacional do Iguaçu vão até o dia 5 de março e podem ser feitas pelo e-mail: escolaparquepni@gmail.com. A equipe do parque confirmará a inscrição do candidato via e-mail ou telefone.

2) Já os interessados em participar do Progama de Voluntariado do Parque Nacional da Serra da Bocaina poderão enviar o currículo com contatos para o e-mail: pnsb.rj@icmbio.gov.br. Outras informações: (24) 3371-3056.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3731-parques-do-icmbio-selecionam-voluntarios.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Iguaçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.