Pastoral da criança capacita voluntários da Resex Mapuá

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 30/03/2012
Os moradores da Reserva Extrativista (Resex) Mapuá, no município de Breves, na Ilha de Marajó (PA), participaram de uma oficina de capacitação organizada pela equipe técnica da Pastoral da Criança. O objetivo é melhorar os trabalhos de atendimento às crianças marajoaras.

A oficina de capacitação teve duração de três dias e foi realizada entre 23 e 25 de março, contando com a presença de cerca de 20 moradores, entre homens, mulheres e jovens, que vieram representando muitas comunidades da reserva.

O local escolhido para a realização desse trabalho foi o "Espaço Criança da Floresta", implantado em 2010 na Comunidade Bom Jesus por meio de uma parceria entre o Conselho Nacional de Populações Extrativistas (CNS), a ONG alemã Save the Children, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Prefeitura Municipal de Breves.

A responsável pela oficina foi a coordenadora paroquial de Breves Mariana Pereira Rodrigues, que atua há cinco anos na atividade, além do auxílio da capacitadora Erica da Silva Santos e da apoiadora Maria Eloiza Furtado Cardoso.

Essas profissionais usaram como base o "Guia do Líder da Pastoral" para repassar diversas informações. O encontro contou com momentos de trabalho em grupo, dinâmicas, reflexões, cantorias, tudo com descontração.

A atuação da Pastoral da Criança em Breves faz parte da Coordenação da Prelazia do Marajó, que é responsável pelo atendimento de outros oito municípios na Ilha de Marajó (Afuá, Soure, Salvaterra, Anajás, Chaves, Portel, Bagre e Melgaço). No município de Breves a Pastoral da Criança conta com cerca de 100 voluntários que atuam em 27 comunidades, sempre realizando ações para levar melhorias para vida das famílias.

De acordo com coordenadora da Prelazia do Marajó Eliana Rodrigues Porfiro, esse trabalho que foi realizado em Mapuá vem atender uma demanda dos moradores locais, e tem por objetivo formar novos voluntários para ajudar no atendimento das crianças de 0 a 6 anos que vivem na área da Reserva.

"Não é nada fácil ir tão longe, numa viagem tão distante para fazer uma capacitação, mas nós fazemos isso porque todo o trabalho da Pastoral da Criança é feito com muito amor. Esperamos que esse trabalho crie bons resultados para melhorar a vida das famílias da Resex Mapuá", conclui Rodrigues.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/2708-pastoral-da-crianca-capacita-voluntarios-da-resex-mapua.html
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mapuá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.