Pau Brasil terá projeto de educação ambiental

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 06/12/2016
Proposta, a primeira a contemplar uma UC de proteção integral, será apresentada dia 15 durante reunião do conselho consultivo do parque, em Porto Seguro (BA)


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apresentará proposta de Projeto Político Pedagógico em Educação Ambiental (PPPEA) do Parque Nacional do Pau Brasil. O evento ocorrerá durante reunião extraordinária do Conselho Consultivo da unidade, marcada o próximo dia 15, na sede do parque, em Porto Seguro, na Bahia.

A proposta, a primeira a contemplar uma unidade de conservação (UC) de proteção integral, foi discutida na semana passada durante a Oficina de Construção Participativa de Propostas Socioambientais do Parque Nacional Pau Brasil - Projeto Político Pedagógico de Educação Ambiental (PPPEA), também realizada na sede do parque.

Além de representantes do ICMBio (Coordenações de Gestão Socioambiental e de Educação Ambiental e Coordenação Regional 7) e da chefia do parque, participaram da oficina representantes do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Parque Nacional Alto do Cariri, GIZ, ESALQ/USP, Universidade Federal do Sul da Bahia, Conservação Internacional, Associação Despertar Trancoso, Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inema) e RPPN Estação Veracel.

Processos educativos

O PPPEA objetiva discutir, refletir, planejar, articular e promover a implementação de processos educativos (formais, não formais e de educação ambiental) necessários à melhor conservação da biodiversidade, gestão do parque e qualidade de vida dos grupos sociais prioritários na administração da unidade.

Medida estruturante e que deve ser construída de forma participativa com os atores locais (instituições públicas, comunidades, iniciativa privada e entidades do terceiro setor, entre outros) , o PPPEA está ancorado na Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) e na Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental em Unidades de Conservação (ENCEA) e, ainda, alinhado com o Programa de Educação Ambiental na Agricultura Familiar (PEAAF) e com o Projeto Político Pedagógico do ICMBio, em fase final de elaboração.

O papel do ICMBio é contribuir para o alinhamento das diferentes ações educativas que acontecem no contexto das unidades de conservação federais para que elas possam de fato contribuir direta ou indiretamente para uma melhor gestão territorial e da biodiversidade e promover a articulação dos parceiros existentes e potenciais para implementação dessas ações.

Agenda socioambiental

A oficina no Parque do Pau Brasil também buscou criar uma agenda positiva socioambiental em parceria com entidades não governamentais e governamentais que atuam na região.

A oficina foi fundamental para articular os parceiros da unidade de conservação (UC) nas agendas de gestão socioambiental e, também, para alinhar e articular ainda mais as políticas e programas desenvolvidos hoje pelo ICMBio e MMA.

Os trabalhos possibilitaram aos participantes conhecer um pouco mais sobre a realidade local e o grande leque de ações desenvolvidas pelas instituições presentes, que precisam ter continuidade e, ao mesmo tempo, ser articuladas em conjunto, aproveitando as experiências já existentes. Diante disso, ficou clara a importância do PPPEA do Parque Nacional do Pau Brasil.

Câmara Técnica

A oficina realizada na semana passada teve, ainda, o objetivo de inserir o Conselho Consultivo do parque no processo de elaboração do PPPEA, propiciando um espaço de reflexão e construção de conhecimentos para esse processo e também a instituição da Câmara Temática de Educação Ambiental do Conselho Consultivo do Parque.

Com isso, os organizadores esperam que esse trabalho inspire outras unidades de conservação federais a elaborarem o seu PPPEA, sempre de forma democrática, tendo como base principal a conservação dos ecossistemas com a participação social, de forma a despertar na sociedade a compreensão e o sentimento de que as UCs também lhes pertencem.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8586-pau-brasil-tera-projeto-de-educacao-ambiental
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pau Brasil
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.