Peixe-boi é morto a tiros em Alagoas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 30/10/2014
Um peixe-boi foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (28) em Alagoas. A base do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) do estado foi acionada por volta das 8h30 para atender a ocorrência na Ilha da Crôa, município de Barra de Santo Antônio (AL).

No local, a equipe descobriu que se tratava de um animal monitorado, batizado de Fontinho. Este peixe-boi foi reintroduzido ao ambiente natural em novembro de 2011 pelo CMA. "Nós considerávamos a soltura dele um sucesso. Ele já buscava alimento e água, interagia com outros animais da mesma espécie, inclusive com comportamentos reprodutivos, e conseguia se desvencilhar de ações naturais, como mudanças de maré e correnteza", salientou a coordenadora-substituta do CMA, Fernanda Löffler Niemeyer Attademo.

A carcaça do peixe-boi não apresentava cheiro forte e estava em boas condições, indicando que o óbito era recente. A pele do animal também estava bem e foi possível observar a liberação de fezes, mostrando que ele tinha se alimentado pouco antes de morrer. "Observamos duas perfurações cilíndricas. A primeira, de menor calibre, foi na região frontal da cabeça. A segunda, bem maior, foi na região ventral do pescoço. Nenhum outro ferimento externo foi observado", argumentou Fernanda.

Devido à suspeita de caça por meio de arma de fogo, as polícias Civil, Militar e Federal foram acionadas para cuidar do caso. Um boletim de ocorrência foi registrado e, após ser periciada, a carcaça do peixe-boi foi encaminhada para a sede do CMA, em Itamaracá/PE, para exames de necropsia. Os resultados apontaram que o animal não estava doente e que as perfurações eram compatíveis com projéteis de alto impacto, utilizados em armas.

O CMA está aguardando o relatório técnico da Polícia Federal e confeccionando o relatório de necropsia para instaurar um processo de apuração do crime, mas ninguém foi preso ainda. "Todos os procedimentos legais estão sendo adotados e será dado o encaminhamento de crime ambiental conforme legislação. Um trabalho de educação ambiental está sendo reforçado junto à comunidade para esclarecer os fatos e evitar novas ocorrências", concluiu a coordenadora.

Informações sobre o peixe-boi morto

O exemplar de peixe-boi marinho "Fontinho" foi resgatado de um encalhe em outubro de 2008 na Praia das Fontes, Ceará. Identificado com código de registro S0111/220, ele passou por processo de reabilitação no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres/CRAS na sede do CMA, em Pernambuco. Em novembro de 2011, Fontinho foi translocado para o recinto localizado no Rio Tatuamunha, Porto de Pedras/AL, para ser apresentado ao ambiente natural. No dia 14/11/2012 ele foi solto na natureza e passou a ser monitorado através de um equipamento de GPS. O monitoramento por satélite durou 10 meses. Após este período, ele foi avistado sistematicamente no rio Santo Antônio, litoral norte de Alagoas.

Projeto Peixe-boi/ICMBio

O Projeto Peixe-boi/ICMBio já realizou 38 solturas de peixes-bois em 20 anos de atuação. Destas, 28 foram realizadas em Alagoas, com uma taxa de sucesso de aproximadamente 75%.

Este incremento de indivíduos ocasionado pelas solturas começa a refletir na população como um todo, possivelmente gerando um aumento do número de nascimentos e o consequente encalhe de alguns filhotes devido a condições ambientais extremas.

Até 2013 não existiam registros de encalhes de filhotes de peixe-boi no estado de Alagoas. Entre 2013 e 2014 já foram registrados três eventos, sendo que nos dois primeiros casos os animais foram devolvidos ao mar pela comunidade antes da chegada das equipe do CMA/ICMBio.

Todos os registros foram realizados fora de Unidades de Conservação (UCs), o que indica que os peixes-boi têm utilizado, para fins de reprodução, áreas com menor grau de proteção ambiental.

Faça a sua parte e proteja o peixe-boi marinho

Dicas para quem quer ajudar a proteger o peixe-boi marinho:
Não jogue lixo nas praias e rios.
Mantenha áreas de mangue. Elas são fonte de alimentação para os peixes-boi.
Pratique pescas sustentáveis e artesanais.
Trafegue devagar com embarcações nas áreas em que há ocorrências de peixes-boi.
Se encontrar um animal encalhado, ligue para o CMA/ICMBio e evite tocar no animal.

Em casos de encalhes ou crimes ambientais envolvendo os mamíferos marinhos, ligue para o CMA ou para a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais. Os números são, respectivamente, (82) 3298-1388 / (81) 3544-1056 e (81) 3676-235. Se o animal estiver morto, evite o contato e mantenha distância.

Equipes especializadas adotarão os procedimentos de coleta de informações e material biológico e farão a destinação adequada da carcaça.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/5077-peixe-boi-e-morto-a-tiros-em-alagoas.html
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa dos Corais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.