Período de defeso aumenta o número de caranguejos no Piauí

Diário do Povo - www.diariodopovo-pi.com.br - 01/07/2008
Devido a cata durante o período de reprodução dos caranguejos, o Ibama instituiu o período de defeso. O período reprodutivo dos caranguejos se dá em três momentos nos meses de janeiro, fevereiro e março, a cada 30 dias, um período de acasalamento que dura cerca de três dias. A variação se dá em função das condições climáticas, fases da lua, renovação de água doce no estuário e fluxos da maré. A proibição já começa a apresentar resultados positivos.

O Escritório Regional de Parnaíba em parceria com a APA do Delta e a Reserva Extrativista estão desenvolvendo atividades de fiscalização e de educação ambiental visando dar cumprimento a Portaria que estabelece o defeso do caranguejo-uçá.

O caranguejo-uçá é bastante apreciado nas praias e restaurantes do litoral brasileiro. Da região do Delta do Parnaíba se abastecem os centros de Fortaleza e Teresina. Cerca de 40 mil cordas, com quatro indivíduos, saem semanalmente de Parnaíba.

A exploração do caranguejo-uçá no Nordeste brasileiro reveste-se de grande importância social, já que dela se ocupa um grande contingente de pessoas residentes em áreas costeiras próximas aos manguezais. Sua captura e sua comercialização geram milhares de empregos, diretos e indiretos, nas comunidades pesqueiras das zonas de estuário onde a pesca apresenta aspectos muito primitivos.

A comercialização do caranguejo-uçá como petisco em bares e restaurantes nas áreas turísticas do Nordeste é um dos atrativos da culinária local, dando sustentação a bares e restaurantes temáticos bastante apreciados pelos turistas.

A cidade de Fortaleza é o principal mercado consumidor, com um consumo médio estimado em 75 toneladas/mês. Registram-se, também, Brasília e Rio de Janeiro.

Edição: Bárbara Rodrigues
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Delta do Parnaíba (Federal)
  • UC Marinha do Delta do Parnaíba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.