Pescadores do Canto Verde param com a pesca da lagosta antes do Defeso

Ibama - www.ibama.gov.br - 13/10/2009
A Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde, em Beberibe, já é conhecida por ser uma conquista histórica da comunidade que luta contra a especulação imobiliária e pelo direito à terra. Hoje, lidera mais uma vez um movimento de pescadores. Dá o exemplo e pára com a pesca de lagosta antes mesmo do início do defeso previsto para começar dia 1 de dezembro. A decisão foi tomada em assembléia por mais de 60 pescadores e donos de jangadas e catamarãs reunidos no centro comunitário da comunidade.

Eles esperam sensibilizar as outras colônias para que façam o mesmo, pois já não compensa mais pescar o crustáceo. O preço de venda está baixo, o custo da atividade elevado e a lagosta que se pesca está miúda, inferior a 13 cm. Desta maneira a pesca representa prejuízo e não lucro. A alternativa será a pesca de peixes neste período, o que representa um amadurecimento da consciência ambiental da comunidade. Segundo o chefe de fiscalização Rolfran Cacho Ribeiro, "esta decisão de pescar peixe a partir de agora representa uma grande contribuição para a preservação da lagosta e se as demais associações e colônias aderirem a esse movimento será excelente".

Ainda durante assembléia expressaram o seu apoio às equipes de fiscalização do Ibama pelo trabalho que vem desenvolvendo e para que continue retirando os compressores do mar.

A Reserva Extratista da Prainha do Canto Verde foi decretada em 5 de junho de 2009. São 29 mil hectares incluindo 660 hectares de terra.
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinha Prainha do Canto Verde
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.