Pesquisa avalia práticas indígenas de caça e pesca na Amazônia

http://www.d24am.com - 18/01/2011
Analisar quais são as espécies mais afetadas e vulneráveis em decorrência da caça de subsistência praticada pelos indígenas no entorno da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, relacionando-as às características biológicas de cada animal é o objetivo de um projeto coordenado pela pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa), Rosélis Mazurek.

A pesquisa intitulada 'Avaliação das práticas correntes de caça de subsistência e impacto na fauna silvestre por comunidades indígenas localizadas no Entorno da RDS Piagaçu-Purus como base para a proposta integrada de manejo na fauna', pretende conhecer os níveis de extração e qual a importância da RDS para as atividades de caça e pesca das populações indígenas presentes na região.

Segundo Mazurek, o projeto visa também estabelecer junto às comunidades indígenas normas de manejo de área e de uso das espécies nas áreas utilizadas, integrando os conhecimentos locais com os científicos. "A intenção é analisar se tais práticas são sustentáveis em função das características das comunidades da região e das populações de peixes existentes no local", explicou.

O estudo é realizado junto às terras indígenas do Lago Ayapauá com financiamento do Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).


http://www.d24am.com/amazonia/ciencia/pesquisa-avalia-praticas-indigenas-de-caca-e-pesca-na-amazonia/15191
UC:RDS

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Piagaçu-Purus
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.