Pesquisa na Resex Cazumbá-Iracema monitora influência da caça sobre mamíferos

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 25/07/2011
Durante o mês de julho foi divulgada a primeira etapa da pesquisa de monitoramento que objetivou mapear a influência da caça de subsistência sobre a população de mamíferos de médio e grande porte na Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema, Unidade de Conservação gerida pelo Instituto Chico Mendes no Acre.

Entre as grandes revelações da pesquisa estão o registro de duas novas espécies na área: o macaco da noite (Aotus nigriceps) e os quatipurus das espécies Sciurus spadiceus e Sciurus ignitus. Cerca de 200 quilômetros, das quatro trilhas abertas para a pesquisa, foram percorridos.

Foi possível avistar mamíferos de grande porte como um espécime de onça parda (Puma concolor) e dois espécimes de onça pintada (Panthera onca), sendo uma mãe com filhote. Também foram avistadas espécies como a preguiça real (Choloepus didactylus), tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), sagui-leãozinho (Cebuella pygmaea) e sagui-de-goeldi (Callimico goeldi), que constavam no plano de manejo por conta de relatos dos moradores.

Para o chefe da Unidade de Conservação e coordenador da pesquisa, Sandro Flávio de Carvalho, o trabalho desenvolvido pela pesquisadora é de fundamental importância. "Através desta pesquisa, podemos identificar quais são as espécies abatidas para a subsistência. Será possível ainda, quantificar as espécies abatidas anualmente e realizar uma estimativa da densidade das populações dessas espécies. Com essas informações teremos condições para desenvolver atividades para minimizar os possíveis impactos", destacou. O estudo conta com financiamento do Instituto Chico Mendes e do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa). Responde pela pesquisa Marcela Álvares Oliveira.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/4-geral/1682-pesquisa-na-resex-cazumba-iracema-monitora-influencia-da-caca-sobre-mamiferos
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cazumbá-Iracema
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.