Pesquisa registra 29 espécies de mamíferos no Parque Nacional da Serra da Bocaina

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 01/04/2011
O Parque Nacional da Serra da Bocaina, entre os estados do Rio e São Paulo, acaba de concluir o levantamento dos mamíferos de médio e grande porte do interior e entorno da unidade, incluindo o Parque Estadual da Serra do Mar (núcleos Cunha, Santa Virgínia e Picinguaba) e a Reserva Ecológica da Juatinga. Os resultados são fundamentais para aprimorar a gestão do parque e orientar futuros trabalhos de pesquisa.

O levantamento, coordenado pelo biólogo Peter Crawshaw Jr., do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), serviu de base para monografia do estudante Bernardo de Faria Leopoldo, do curso de bacharelado em Zoologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que teve como orientador o professor Flávio Henrique Guimarães Rodrigues.

Os dados foram obtidos basicamente com armadilhas fotográficas, observação de pegadas e visualização direta dos animais. As armadilhas fotográficas consistem em câmeras fotográficas presas no tronco de árvores com sensores que disparam o dispositivo quando um animal passa à sua frente. No total, foram registradas 29 espécies de mamíferos silvestres de médio e grande porte, 43% das espécies dessa categoria listadas para todo o bioma Mata Atlântica.

Entre as espécies encontradas, 13 fazem parte de listas oficiais de espécies da fauna ameaçada de
extinção: muriqui, sagui-da-serra-escuro, bugio, gato-do- mato-pequeno, gato-maracajá, jaguatirica, onça-parda, onça-pintada, anta, veado-mateiro, queixada, cateto e paca. Os registros de onça-pintada e anta, porém, foram feitos exclusivamente no Parque Estadual da Serra do Mar.

Os pesquisadores acreditam que a ausência desses dois grandes mamíferos na Serra da Bocaina seja resultado da maior pressão de caça ilegal, além da perda, degradação e fragmentação de habitats no interior da unidade.

Apesar dessas importantes ausências, o Parque Nacional da Serra da Bocaina apresentou uma riqueza elevada de mamíferos silvestres de médio e grande porte, quando comparada com outras áreas na Mata Atlântica. Também chamou a atenção dos pesquisadores a presença do sagüi-de-tufos-brancos, também conhecido como sagüi-do-nordeste, que não é da região e atua como espécie invasora, competindo com as nativas.


http://www.icmbio.gov.br/noticias/pesquisa-registra-29-especies-de-mamiferos-no-parque-nacional-da-serra-da-bocaina
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Serra do Mar (PES)
  • UC Juatinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.