Pesquisa revela o perfil do usuário do Parque Sant' Hilaire

jornaldomeioambiente.com.br - 27/12/2003
A maioria dos usuários do Parque Saint Hilaire pertencem ao município de Viamão, são do sexo masculino, com nível escolar médio e possuem idade entre 18 à 40 anos. Vão ao parque para praticar esportes ou para o convívio social
e lazer contemplativo. Esta é a conclusão da pesquisa realizada pela secretaria municipal do Meio Ambiente em out. de 2003. A pesquisa aponta ainda o que motiva a procura pelo parque, por ordem de interesse: a contemplação da natureza (19,60%), churrasco (18,50%), ponto de encontro (5,3%) e passear com o cachorro (3,11%). Outro grupo de atividades bem definido é relacionado com esportes (43,06 %). Além deste dois blocos bem definidos, somam-se as atividades religiosas, com 3,8 %, aparecendo ainda 6% como outros não contemplados na relação. Também foi medida a freqüência de visitação. O maior índice foi de freqüentadores que utilizam o parque uma vez por ano (21%), seguidos de uma vez por mês (17,8%), uma vez por semana (17,4%), de duas à três vezes por semana (15,4%), somente nos finais de semana (14,6%) e quatro ou mais vezes por semana (12,3%). O parque conta com 7 guarda-parques. Recursos para o Parque - O secretário municipal do Meio Ambiente, Dieter Wartchow, informa que o MMA liberou R$ 480 mil para a execução do Plano de Manejo do Parque. Os recursos serão utilizados, entre outras coisas, para a compra de equipamentos para fiscalização e combate a incêndio, manutenção das áreas e a construção do centro de informação ambiental. O plano de manejo foi elaborado a partir de um convênio da Prefeitura de Porto Alegre com o FNMA em 2000. No ano seguinte, foi elaborado o estudo para esta área de preservação ambiental. Finalmente, o Plano de Manejo foi lançado em 2002 e agora começa a ser executado.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Saint-Hilaire/Lange
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.