Pesquisadores do ICMBio descobrem novas espécies na Amazônia

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 25/09/2008
Duas espécies novas de peixe, uma de ave e várias espécies endêmicas que só ocorrem no interflúvio entre os rios Tapajós e Xingu foram descobertas em agosto por uma equipe de pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), durante a realização de um levantamento para elaboração do inventário florestal da Floresta Nacional (Flona) de Altamira, no Pará.

Com a missão de realizar o mapeamento dos 789.012 hectares da Flona, verificar seu potencial madeireiro e fornecer informações para elaboração de um plano de manejo florestal que vai integrar o processo de concessão de terras na unidade de conservação, a equipe também descobriu e fechou, em parceria com o Ibama, um garimpo de cassiterita.

Segundo informações da chefe da unidade de conservação, Naiana Menezes, as descobertas são parte de um estudo iniciado em novembro de 2007, cuja primeira fase foi finalizada em agosto deste ano, quando uma equipe de 17 pessoas, constituída de pesquisadores e analistas do ICMBio e sob a coordenação da organização não governamental WWF, fez o levantamento biológico (mastofauna, herptofauna, ictiofauna, avefauna e vegetação) da região sul da Flona de Altamira, considerada área de conflitos em virtude da alta incidência de grilagem de terras e da exploração irregular de madeira e do garimpo.

O estudo, no entanto, ainda não está completo e poderá trazer mais novidades a partir de dezembro. De acordo com a chefe da Flona, a equipe vai realizar outra expedição para uma avaliação ecológica rápida (AER), em parceria com o Museu Goeldi, da fauna e flora da região norte da unidade de conservação, uma área de maior dificuldade, pelo fato de ser uma região inexplorada, inabitada e de floresta densa e aberta, onde se localiza a Serra do Cachimbo.

Para dar continuidade ao estudo e preparar o plano de manejo até meados de 2009, conforme o prazo previsto para iniciar a licitação, o grupo que compõe a Gestão Integrada Equipe Flonas da BR-163, que comanda os estudos e a elaboração de planos de manejo para concessão de lotes em unidades de conservação sustentável na Região Norte, está negociando uma parceria com Exército para iniciar, em outubro, a abertura de clareiras e trilhas no norte da Flona para pouso de helicóptero e prepará-la para receber, em dezembro, a equipe de pesquisadores.

Além dos estudos sobre fauna e flora, o ICMBio, por meio da Flona de Altamira, pretende lançar também os termos de referência para contratação de estudos socioeconômicos da região, uma vez que a unidade de conservação, criada em 1998, abrange pelo menos três cidades: Altamira, Trairão e Itaituba.

Depois de concluir os estudos e finalizar o plano de manejo, a previsão é a de que a partir de meados do ano que vem o Serviço Florestal Brasileiro já esteja com tudo pronto para licitar lotes para exploração sustentável na região.

"Até agora só trabalhamos com a formação do conselho consultivo que, mesmo ainda em fase de criação, vem se reunindo regularmente; e com os estudos para elaboração do plano de manejo. Apesar de a unidade de conservação ter sido criada em 1998, somente entre 2005 e 2006 contamos com a entrada de novos analistas e, por isso, somente no ano passado iniciamos a avaliação ecológica rápida para subsidiar os estudos", explica Naiana.
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Altamira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.