Pesquisadores esperam mais de 3 mil filhotes de quelônios no AM

OESP, Vida, p. A17 - 28/11/2011
Pesquisadores esperam mais de 3 mil filhotes de quelônios no AM

Até meados de dezembro, pesquisadores do projeto Conservação de Vertebrados Aquáticos Amazônicos (Aquavert), esperam o nascimento de 3,5 mil filhotes de tartarugas-da-amazônia, tracajás (foto) e iaçás - quelônios que desovam nas praias da Reserva Mamirauá, no Solimões (AM).
Especialistas monitoram ninhos e aguardam a chegada de cerca de 1,8 mil filhotes de tartaruga, 1,1 mil de tracajás e 600 de iaçás. As espécies estão na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A tartaruga-da-amazônia é classificada como dependente de programas de conservação, enquanto tracajás e iaçás são classificados como vulneráveis.
Após a desova, os filhotes são medidos e pesados. Após marcar as fêmeas, são coletadas amostras de sangue ou tecido para testes de paternidade múltipla. A bióloga Cássia Camillo, responsável pelas pesquisas, explica que, entre esses quelônios, é comum que vários machos fecundem uma fêmea e ela gere filhotes de diferentes pais. "Se em um ninho vários machos fecundaram a fêmea, é sinal que a população está saudável."

OESP, 28/11/2011, Vida, p. A17

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,pesquisadores-esperam-mais-de-3-mil-filhotes-de-quelonios-no-am-,803891,0.htm
Amazônia:Biodiversidade

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.