Pesquisadores tentam proteger mico-leão preto em estação ecológica

G1 - http://g1.globo.com/ - 01/10/2017
O mico-leão preto é patrimônio ambiental de São Paulo e animal símbolo da conservação da fauna do Estado.



A Estação Ecológica de Angatuba (SP), no Sudoeste de São Paulo, é cheia de encantos da natureza. Ela abriga uma fauna rica. Entre os animais encontrados no local está o mico-leão preto, que chegou a ser considerado extinto por mais de 60 anos.

Os pesquisadores usam um equipamento para reproduzir o som emitido pelos macacos. É uma estratégia para facilitar a aproximação do mico leão.

A pesquisadora Bárbara Heliodora do Prado, responsável técnica pela estação ecológica, explica que os animais se interessam pelo som porque pensam que outro grupo da espécie pode estar invadindo o território.

A cabeleira preta chama atenção e dá nome ao mico leão. As florestas de Mata Atlântica localizadas em São Paulo são o refúgio desses animais.

A proximidade com rodovias, no entanto, tem sido uma ameaça. Vários casos de atropelamento já foram registrados. A partir do trabalho de três pesquisadores, duas passarelas (uma de madeira e outra de corda) foram colocadas em um ponto estratégico para facilitar a passagem dos bichos. Os flagrantes já registrados mostram que os animais vêm utilizando as estruturas e, assim, acabando se expondo menos aos riscos que existem em áreas fora da mata fechada.



https://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/nosso-campo/noticia/pesquisadores-tentam-proteger-mico-leao-preto-em-estacao-ecologica.ghtml
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Angatuba (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.