PF destrói esquema de venda de fósseis

OESP, Vida, p. A38 - 03/06/2006
PF destrói esquema de venda de fósseis
Mulher responsável pelo comércio é reincidente e será processada

Cristina Amorim e Fabiano Rampazzo

A Polícia Federal desmantelou ontem um esquema de venda ilegal de fósseis em São Paulo, em uma casa no bairro da Mooca, zona leste da cidade.

A responsável pelo local, Urânia Corradini, foi liberada, "mas vai responder a um processo com toda certeza" por usurpação do patrimônio da União e crime cultural e ambiental, disse o delegado José Márcio Arantes Cardoso. "Queremos agora localizar os seus fornecedores."

Mais de 800 fósseis de peixes, répteis (incluindo dinossauros) e insetos foram apreendidos, todos do Período Cretáceo (de 136 a 65 milhões de anos).

Não é a primeira vez que a Polícia Federal desmonta um negócio de venda de fósseis de Urânia - houve incidentes em 1997, 2001 e 2004.

No ano passado, a Justiça decidiu que 5 mil fósseis deveriam ser devolvidos a ela.

A principal fonte de Urânia é a Chapada do Araripe, no sul do Ceará, um dos sítios paleontológicos mais ricos da América, datado do Cretáceo. O local é alvo de saqueadores, que vendem o material para colecionadores no Brasil e no exterior.

A retirada de fósseis, como parte do patrimônio mineral da União, é proibida.

OESP, 03/06/2006, Vida, p. A38
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada do Araripe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.