PF investiga atentado contra analista ambiental do ICMBio

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 12/04/2013
A Polícia Federal (PF) em Angra dos Reis, litoral sul fluminense, está investigando um novo atentando contra uma servidora da Área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu, em Paraty. Uma bomba de fabricação caseira foi jogada na residência da analista ambiental, na madrugada da terça-feira (9), causando danos materiais. Ninguém ficou ferido. A PF foi acionada e o Esquadrão Antibombas da Polícia Civil coletou o material para a perícia.

Um atentado havia ocorrido em julho do ano passado, quando o carro de outra servidora foi incendiado. Em 2008, a mesma analista teve outro veículo incendiado criminosamente. Na época, as suspeitas eram de que os fatos seriam uma retaliação contra o combate a crimes e irregularidades ambientais. A funcionária não aguentou as intimidações e deixou a unidade, responsável por proteger a maior concentração de remanescentes de Mata Atlântica da Serra do Mar.

Para o chefe da APA Cairuçu, Eduardo Godoy, esses atentados podem estar relacionados com situações de conflito de interesse em relação a construções, ocupações e empreendimentos em ilhas e áreas de Mata Atlântica no interior da APA. De acordo com o plano de manejo e o decreto de criação da unidade, as ocupações são irregulares.

"Esta já é a terceira vez que servidores do ICMBio são alvos de atentados em Paraty, sendo as duas últimas há menos de um ano. Além disso, os analistas do Instituto que atuam na fiscalização na APA frequentemente estão sendo vitimas de várias formas de intimidação", declarou Eduardo, ao ressaltar que o clima entre os servidores é de apreensão.

O coordenador regional do ICMBio, Luiz Felipe de Luca, disse, por sua vez, que atentados não vão intimidar o trabalho do Instituto, que tomará todas as medidas para encontrar os responsáveis. "Estamos trabalhando com a Polícia Federal e com os órgãos responsáveis pelo controle e fiscalização para tratar de estratégias de fortalecimento da gestão, porque, fortalecendo a gestão, conseguiremos inibir este tipo de atividade. Não podemos deixar isso acontecer, uma agressão a um bem público, que é o meio ambiente. Nós somos responsáveis por garantir sua preservação", afirmou o coordenador.

Gladys Regina Vieira Miranda, da Delegacia Federal de Angra dos Reis, responsável pelas investigações do atentado, informou que foi instaurado um inquérito. "Colhemos depoimentos, relatos e vamos buscar imagens de algum comércio próximo. Parece que a bomba foi arremessada no muro da casa, que o intuito não era ferir, apenas de assustar", comentou a delegada. O prazo para conclusão das investigações é 30 dias.

APA Cairuçu

A Área de Proteção Ambiental (APA) Cairuçu foi criada pelo Decreto no 89.242, de 27 de dezembro de 1983, é uma Unidade de Conservação Federal de Uso Sustentável, possui uma área continental que se inicia na margem do rio Mateus Nunes e termina na divisa com São Paulo. Têm uma área de aproximadamente 33 mil hectares, que englobam 63 ilhas e áreas naturais de grande interesse turístico, onde são proibidas edificações. A APA ajuda a proteger a maior concentração de remanescentes de Mata Atlântica da Serra do Mar. A área, que abriga praias e ilhas de rara beleza cênica, tem forte potencial turístico e é alvo frequente de invasões, sempre combatidas pela fiscalização do ICMBio.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/3882-pf-investiga-atentado-contra-analista-ambiental-do-icmbio.html
Política Socioambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cairuçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.