PF investiga plano para matar chefe da Reserva do Tinguá

O Globo - http://oglobo.globo.com - 26/02/2010
A Polícia Federal abriu inquérito para investigar um plano para matar o chefe da Reserva Biológica do Tinguá, Josimárcio Campos de Azevedo, que assumiu em janeiro. Na última quarta-feira, agentes federais fizeram uma operação de busca e apreensão em quatro casas próximo à reserva e encontraram indícios de que bandidos se preparavam para executá-lo.

A PF fez a operação após receber informações de Josimárcio de que o bando teria recebido R$ 2 mil para executá-lo. Segundo o delegado da PF em Nova Iguaçu, Alexandre Saraiva, os agentes não localizaram os suspeitos. Mas eles já foram identificados e, nas casas, foram encontrados documentos roubados e fotografias de homens armados. Para a PF, a ordem para matar o chefe do parque partiu de caçadores que atuam na Reserva Biológica.

- Tudo indica que as informações de que havia um plano para matar o chefe do parque são verdadeiras. Abrimos inquérito e vamos continuar investigando - disse Saraiva.

Josimárcio contou que recebeu a informação de uma pessoa que conhece os homens que participariam da emboscada. O grupo já tinha levantado a placa do carro, o endereço e os próximos eventos de que ele participaria, inclusive a reunião numa ONG ontem de manhã. Por causa da ameaça, o chefe da reserva teve a segurança reforçada:

- O grupo já tinha levantado tudo sobre a minha vida, sobre minha família.

O coordenador regional do Instituto Chico Mendes, Rogério Rocco, contou que informou o caso à direção do órgão, em Brasília. Ele disse que o plano para matar Josimárcio é uma tentativa de intimidar o combate aos caçadores e grupos que extraem palmito da reserva.

Em 2005, o ambientalista Dionísio Júlio Ribeiro foi morto na entrada da Reserva do Tinguá.
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tinguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.