PF prende acusados de assassinar ambientalista no MA

Globo Rural - http://revistagloborural.globo.com/ - 15/03/2016
Policiais deram cumprimento a três mandados de prisão e cinco de busca e apreensão

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (15/3) a Operação Jaguaribe, para executar a prisão de pessoas investigadas por participação no homicídio do ambientalista Raimundo dos Santos Rodrigues e tentativa de homicídio contra sua esposa Maria da Conceição Chaves Lima. Os fatos ocorreram em 25 de agosto do ano passado, quando o ambientalista foi assassinado com sete tiros e golpes de facão em Bom Jardim (MA), onde morava.

Raimundo e Maria Da Conceição eram conselheiros consultivos da Reserva Biológica do Gurupi, onde auxiliavam no efetivo cumprimento dos objetivos de criação e implementação do plano de manejo da Unidade de Conservação.

Os policiais federais deram cumprimento a três mandados de prisão e a cinco mandados de busca e apreensão. Os investigados que tiveram suas prisões decretadas são fazendeiros na região de Imperatriz e Buriticupu. Duas pessoas foram presas.

Conforme constam das investigações, os crimes seriam decorrentes de conflitos agrários na região de Buriticupu, envolvendo madeireiros, fazendeiros, sem-terra e ambientalistas. O nome da operação faz uma referência ao Povoado Rio das Onças, no município de Bom Jardim. Raimundo era um dos líderes desse local. Jaguaribe significa "Rio das Onças" em língua Tupi.


http://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2016/03/pf-prende-acusados-de-assassinar-ambientalista-no-ma.html
Questão Agrária/Fundiária

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Gurupi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.