Pirarucu está na lista internacional de alimentos em risco de extinção

Portal Amazônia - http://portalamazonia.com - 24/11/2014
O pirarucu, peixe conhecido na região Amazônia, está na lista internacional de alimentos em risco de extinção. A pesquisa realizada pela organização italiana 'Fundação Slow Food' mostra que diversas espécies animais e vegetais podem sumir do mapa, principalmente os alimentos processados que podem perder suas matérias primas.

O peixe amazônico pirarucu (Arapaima gigas) pode chegar ao comprimento de até três metros e pesar mais de 250kg. Por conta de sua necessidade de sair da água para respirar, a espécie é muito vulnerável à pesca predatória e sua sobrevivência está ameaçada. O peixe faz parte da lista da CITES, que estabelece os limites da exploração de espécies vulneráveis ou com grande potencial de extinção.

Sua pesca chegou a ser proibida em 1997, mas, hoje, o Instituto Mamirauá gerencia, junto às comunidade de pescadores de Amanã e Mamirauá (AM), um programa de manejo sustentável que permite a pesca de 30% dos estoques disponíveis a cada ano. Antes de cada temporada de pesca, os próprios pescadores, com o apoio de técnicos do Instituto se engajam em um complexo sistema de contagem dos indivíduos nas áreas permitidas. Com o programa, já se registra um crescimento de 27% da taxa de crescimento dos estoques.

De acordo com a pesquisa, além do desmatamento e da pesca predatória, o avanço das monoculturas com sementes padronizadas, o intenso processo de industrialização da alimentação e a desvalorização mercadológica são considerados fatores determinantes para o desaparecimento de variedades de espécies de ingredientes e tradições alimentares.

Eco-gastronomia

A organização italiana, que atua desde 1996 na defesa da chamada 'eco-gastronomia', criou a 'Arca do Gosto', um catálogo mundial que identifica, descreve e divulga cerca de 1.000 ingredientes e produtos ameaçados. Entre elas estão peixes, cereais, variedades de frutas, grãos, castanhas, mariscos, vinhos e embutidos, entre outros alimentos que podem desaparecer junto com a devastação de ecossistemas ao redor do mundo.



http://portalamazonia.com/detalhe/noticia/pirarucu-esta-na-lista-internacional-de-alimentos-em-risco-de-extincao/?cHash=9d1654a1260777351a96b65164649891
Amazônia:Biodiversidade

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mamirauá
  • UC Amanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.