Placas de sinalização reforçam a proteção da Esec no litoral do Rio

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 02/02/2010
A Estação Ecológica (Esec) de Tamoios, localizada na Baía da Ilha Grande (RJ), acaba de completar, agora em janeiro, 30 anos, com uma boa notícia: a conclusão da instalação das placas de sinalização.

As placas foram confeccionadas com recursos oriundos de um processo de licenciamento ambiental Estadual de 2007, mas a colocação só foi iniciada em dezembro de 2009 com o uso de dinheiro de compensação ambiental da empresa Eletronuclear.

Além de informar que trata-se de área protegida por lei, as placas apontam também as restrições de atividades no local, como pesca, mergulho, fundeio e visitação. Ao todo já foram instaladas 31 placas nas 29 ilhas, ilhotas, lajes e rochedos que pertencem à Estação.

Das 29 ilhas, apenas em quatro as placas não puderam ser instaladas: Catimbau, Sandri, Palmas e Ganchos, ilhas que em sua maioria foram ocupadas irregularmente e possuem processos no Ministério Público Federal.

Junto com as placas, a gestão da unidade solicitou à Capitania dos Portos a inclusão da Esec na carta náutica, de modo que os navegantes tenham maior conhecimento sobre a localização desta área protegida.

Com a sinalização da unidade por meio de placas e em carta náutica, os gestores da UC esperam que turistas, veranistas, pescadores, mergulhadores e comunidade local possa ter um maior conhecimento sobre a existência da Esec, abandonando as atividades ilegais.

A unidade pretende lançar ainda este ano a campanha educativa e informativa Esec Tamoios 20 anos, com o objetivo de divulgar ainda mais a unidade e sensibilizar a população sobre sua importância na conservação da biodiversidade e na manutenção dos recursos pesqueiros da região.
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tamoios (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.