Plano de controle do pinus para Parna da Lagoa do Peixe é discutido no Rio Grande do Sul

Ibama/RS - 22/03/2007
Porto Alegre (20/03/07) - O Plano de Erradicação do Pinus no Parque Nacional da Lagoa do Peixe e entorno, em cumprimento à Ação Cível Pública sobre espécies exóticas na região, foi uma das prioridades na pauta do Ibama/RS, na semana de 12 a 16 de março. Foram realizadas diversas atividades envolvendo técnicos e as coordenações do Parque, Núcleo de Unidades de Conservação (NUC) e Divisão Técnica (Ditec). Da Diretoria de Ecossistemas (Direc) participaram os analistas ambientais Carlos Homero e Patrícia Rizzi. O superintendente Fernando da Costa Marques e o coordenador do Bioma Marinho Costeiro (Direc/Comar) Ricardo Castelli participaram de todas etapas das reuniões e visitas à UC.

Em vistorias ao Parque, eles avaliaram o trabalho até agora realizado e definiram novas ações do grupo de trabalho para uma segunda etapa do plano. Esta nova fase deverá efetivar vários programas sugeridos pela Direc para o controle das espécies exóticas. Para hoje (20) está programada uma reunião no parque entre os analistas ambientais José Mário do Amaral Virué e Carlos Hormínio Rebello e Silva (Ditec), José Paulo Fitarelli e Sérgio Arraes Monteiro do NUC para avaliar os dados obtidos até agora e levantar subsídios para o desenvolvimento das ações futuras que farão parte do plano de controle.

Segundo a chefe do Parna Maria Tereza Queiroz Melo, as vistorias tiveram como objetivo principal verificar como está o entorno do Parque e a existência ou não de ocupações irregulares naquela área, além de verificar o controle das exóticas no seu interior. A vistoria foi feita pela equipe da UC com auxílio da brigada de incêndio e coordenada pelo analista ambiental Rafael Martins - gerente do Prevfogo local.

Na avaliação de Maria Tereza, este trabalho de controle das exóticas vem se desenvolvendo nos últimos meses e já alterou favoravelmente o cenário da área considerada Zona Intangível pelo Plano de Manejo. Para ela, a visita dos representantes da Direc e da Ibama/RS foi extremamente positiva, e proporcionou grande integração entre os diversos setores envolvidos com as UCs, haja visto as dificuldades constantes dos que atuam nas pontas, além de permitir a visualização de questões, nem sempre orçamentárias, mas de reconhecimento para aqueles que são a linha de frente no combate ao ilícito e a proteção das Unidades de Conservação.

Na operação de fiscalização aérea, realizada na sexta-feira (17) com o helicóptero do Ibama foram vistoriados os acampamentos dos pescadores (autorizados pelo Ibama) que estão trabalhando na pesca do camarão-rosa, bem como possíveis desmatamentos e áreas embargadas, entre outros.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Lagoa do Peixe (PARNA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.