Plantio de mudas de Pequi, Piúva e Seringueira marca Dia da Àrvore na Sema

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br - 21/09/2009
Em comemoração ao Dia da Árvore várias instituições em Cuiabá e no interior do estado plantaram, na manhã desta segunda-feira (21.09), às 9 horas, mudas nativas dos três biomas presentes em Mato Grosso. Na Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o plantio foi próximo ao anexo em construção da secretaria e contou com a presença do presidente da Empaer, Leôncio Pinheiro da Silva Filho, superintendentes e servidores da Sema. Durante todo o dia de hoje, na sede da secretaria, nos parques estaduais, Fiemt, Shopping Pantanal e Rede de Supermecados estarão sendo distribuidas cerca de 15 mil mudas para a população, de espécies como ingá, aroeira, ipê, paineira, chimbúva, jamelão, sombreiro, chico magro, jenipapu e cumbarú.

Na sede da Sema foram plantadas mudas das árvores símbolo dos três biomas mato-grossenses, (Decreto 8005) - Pequi (Cerrado), Piúva (Pantanal) e Seringueira (Amazônia).

A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Márcia Montalvão Guedes César disse que as ações estão sendo realizadas em conjunto com os municípios e, "é um momento de reflexão da sociedade sobre a importância da árvores na vida de cada um e na preservação do Meio Ambiente".

Este ano o Dia da Árvore tem como tema, "Existem muitas razões para você plantar uma árvore. Qual é a sua razão?" e, a intenção, segundo Vânia Márcia, é sensibilizar a população para a implantação e implementação de áreas verdes, contribuindo assim para a melhoria de qualidade de vida das populações.

O superintendente de Gestão Florestal da Sema, Alex Marega plantou uma das mudas e falou sobre o compromisso do órgão ambiental com a preservação e o crescimento sustentável do estado. "O desenvolvimento da nossa economia é importante mas, precisa ser diferenciado e, deve contemplar a preservação do Meio Ambiente". Alex Marega se comprometeu a cuidar das mudas plantadas no prédio que irá receber a SGF quando as obras estiverem concluídas.

PROGRAMAÇÃO

A programação em comemoração ao Dia da Árvore teve início no sábado (19.09), Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, no município de Barão de Melgaço, distante 113 quilômetros de Cuiabá, na região Sul do estado.

O evento, que é promovido pela Coca-Cola in Company desde 1986, este ano, em todo o Brasil, beneficiou 250 quilômetros de praias e rios com o recolhimento de lixo. Em Barão de Melgaço o evento contou com o apoio do Instituto Ação Verde, da Prefeitura e envolveu toda a comunidade. Durante todo o dia, 20 embarcações navegaram as baías de Chacororé e Siá Mariana, recolhendo o lixo enquanto que na cidade aconteciam oficinas com material PET e as crianças recolhiam material reciclável, para trocar por brindes como mochilas, cadernos, camisetas e brinquedos da Coca-Cola.

Marcelo Ribeiro, prefeito de Barão de Melgaço destacou "o trabalho de conscientização, que aproxima jovens e adultos e, a médio e curto prazo trará um retorno positivo para o meio ambiente".

Sebastião Antônio de Araújo, pescador da região e morador do Estirão Comprido teve sua propriedade sorteada e recebeu 400 mudas do Instituto Ação Verde que serão utilizadas no reflorestamento de sua área. "É bom demais para a beira do rio, melhora muito para o meio ambiente e para todos nós".

Vilmar Franzner, representante da Água Mineral Puríssima e um dos parceiros na campanha, destacou a importância das ações que vem sendo travadas para a sustentabilidade. "As ações de responsabilidade social tem sido muito comentadas no mundo inteiro, mas no Brasil essas ações estão sendo efetivamente feitas. Hoje a preocupação do empresariado é reciclar, reutilizar e agir para contribuir com o meio ambiente".

Dioni Dattilio, representante da área ambiental da Renosa em Mato Grosso, lembrou das parcerias na realização das ações ambientais. "Um trabalho em conjunto, todos em prol do meio ambiente, com mais pessoas envolvidas, garante maior compromisso e melhores resultados".

Durante todo o dia, foram coletados 617 quilos de lixo do rio e trocados 224 quilos de alumínio e 166 quilos de PET por brindes.

CAMINHADA ECOLÓGICA

No domingo (20.09) as comemorações continuaram no Parque Mãe Bonifácia. Mais de mil pessoas participaram da programação promovida pela Sema, Instituto Ação Verde e instituições mato-grossenses. Durante a manhã cerca de 970 mudas foram distribuídas aos frequentadores do Parque.

Na programação, além da distribuição de mudas, houve a apresentação das duplas de música sertaneja Anselmo e Rafael e Paulo Henrique e Matheus que cantaram algumas de suas canções; caminhada ecológica de reconhecimento de espécies de árvores do parque, sob a orientação de alunos de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); oficina de fabricação de brinquedos de garrafas PET, ministrada por um Grupo de Escoteiros da cidade; apresentação da escola de karatê do projeto social da Eletronorte em Mato Grosso e o grupo vocal das crianças da Igreja do Evangelho Quadrangular, que levou cerca de 50 crianças ao parque.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Mãe Bonifácia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.