Polícia Federal e agentes do ICMBio realizam operação em Trindade

A voz da cidade - http://www.avozdacidade.com - 05/07/2012
Policiais Federais e agentes do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram, ontem, uma operação para retirada de alguns dos quiosques da Praia do Meio, na Vila de Trindade, em Paraty. De acordo com informações, moradores fecharam a entrada que dá acesso à comunidade de forma que ninguém pudesse entrar ou sair do vilarejo. Mesmo assim, os proprietários dos quiosques retiraram seus pertences para que eles fossem demolidos.

De acordo com o ICMBio, a praia fica em uma área de preservação, por isso as estruturas não podem ocupá-la. Em fevereiro, uma decisão judicial ordenou que os donos dos quiosques saíssem do local. A ação de despejo foi mais um avanço da lei na área, onde anteriormente três estabelecimentos já haviam sido retirados pelos próprios responsáveis, também por decisão judicial.

Para os gestores públicos envolvidos no processo, essas demolições representam mais um definitivo passo no resgate do Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB), visando à conservação ambiental e à oferta de um turismo sustentável e de qualidade. Os donos dos bares entraram com um recurso para suspender a ação do Ministério Público.

Nos últimos quatro anos, o ICMBio órgão responsável pelas unidades de conservação federais brasileiras, vem dedicando atenção especial à consolidação do PNSB. A administração do parque vem mantendo presença regular nas praias da Trindade nos feriados, visando a ordenar o turismo na região, proporcionando uma experiência mais adequada àqueles que procuram praias protegidas, virgens, e contato com a natureza preservada.

Trindade vem sofrendo atualmente com o aumento desenfreado do turismo, que foi intensificado a partir do ano 2006, em virtude da pavimentação dos acessos à região e da eletrificação da vila. Além de problemas como excesso de lixo, engarrafamentos e falta de estacionamento, as praias tiveram suas areias invadidas por diversos bares irregulares num claro processo de privatização de áreas comuns.

Uma das principais ações do ICMBio, amplamente discutida com a comunidade desde o início, é a que procura restabelecer as praias do Meio e do Cachadaço como áreas protegidas de domínio público, obrigações da unidade de conservação. O Parque Nacional da Serra da Bocaina é o segundo maior do país na Mata Atlântica, abrigando importantes atrativos turísticos que vão desde as geadas nos mais de 2000 metros de altitude das serras paulistas, até as praias cercadas de florestas na orla de Paraty, com caminhos coloniais que ligam esses extremos.



http://www.avozdacidade.com/site/page/noticias_interna.asp?categoria=7&cod=16856
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.