População de onças cresce, e Parque Nacional do Iguaçu diz como agir em caso de encontro inesperado

G1 - http://g1.globo.com/ - 19/01/2018
População de onças cresce, e Parque Nacional do Iguaçu diz como agir em caso de encontro inesperado
Um estudo feito em 2017 aponta que quantidade de onças-pintadas na unidade aumentou 70%; estima-se que atualmente sejam 22.

Por G1 PR, Foz do Iguaçu


A direção do Parque Nacional do Iguaçu decidiu espalhar placas pela unidade para orientar os visitantes em caso de encontrarem onças durante o passeio e para evitar acidentes.

A decisão foi tomada por conta do aumento da população de felinos e das aparições do animal na reserva. Estima-se que na área de abrangência dos parques brasileiro e argentino vivam 22 onças-pintadas.

Desde a criação, em janeiro de 1939, nunca houve registro de ataques de onças na unidade.

Os últimos dois registros de aparições foram feitos na manhã desta sexta-feira (19).

O primeiro vídeo foi feito pelo guia Maicon Krewer, por volta das 7h, em frente ao Hotel das Cataratas. Neste horário, apenas hóspedes e funcionários do parque circulam pelo local.

Outro flagrante foi feito pelo guia Leandro Vandré Heinech, na mesma região.


Cuidados

As placas com orientações em português e em inglês foram colocadas na trilha das cataratas. Saiba como reagir:
- não corra
- não se agache
- não se aproxime para tirar fotos
- não alimente
- desfrute, mas mantenha distância segura


Ecossistema equilibrado

Segundo o chefe do parque, Ivan Baptiston, um estudo feito em 2017 revelou que a população de onças-pintadas na área de conservação que inclui os parques brasileiro e argentino aumentou 70%.

Especialistas do projeto Carnívoros do Iguaçu reforçam que estas constantes aparições de onças são sinais de que a natureza está sendo conservada, já que a presença da onça-pintada é um reflexo do equilíbrio do ecossistema.



https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/parque-nacional-do-iguacu-orienta-visitantes-sobre-como-agir-no-caso-de-avistar-oncas.ghtml
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Iguaçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.