População debaterá sobre criação de UCs na Bacia do S. Francisco

Ministério do Meio Ambiente - 11/11/2004
Uma série de audiências públicas está programada pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Ibama para que seja debatida a criação de um conjunto de áreas protegidas na Bacia do São Francisco. Estão sendo avaliadas a criação de dois parques nacionais e de duas áreas de proteção ambiental, integrando as ações do Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco, coordenado pelo MMA.

A realização de audiências foi aprovada nessa terça-feira (9), durante encontro no Ibama em Aracaju (SE), que reuniu representantes da Diretoria de Áreas Protegidas e do Programa de Revitalização, do Ibama, do Comitê de Bacia, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba.

Na reunião, foram debatidas a criação do Parque Nacional do Cânion do São Francisco e da Área de Proteção Ambiental (APA) de Xingó, entre os municípios de Paulo Afonso, na Bahia, e Poço Redondo, em Sergipe, e ainda a implementação do Parque Nacional da Serra de Itabaiana e da Área de Proteção Ambiental da Foz do São Francisco, ambos em Sergipe. A audiência sobre a criação do Parque de Itabaiana será no dia 18 de novembro, ainda sem local definido.

No dia 2 de dezembro, será realizada audiência pública sobre a criação da APA da Foz do São Francisco, envolvendo os municípios sergipanos de Brejo Grande, Ilha das Flores, Pacatuba e Pirambú. O local do encontro será definido nos próximos dias. A unidade de conservação formará um conjunto na região da foz com a APA de Piaçabuçu, em Alagoas, e com a APA de Gorutuba e a Reserva Biológica de Santa Isabel, onde está instalada uma base do Projeto Tamar/Ibama, ambas em Sergipe.

As audiências públicas para efetivação das outras áreas protegidas, o Parque do Cânion do São Francisco e a APA de Xingó, acontecerão em dezembro deste ano e janeiro de 2005. As datas serão definidas até 10 de dezembro, quando ocorrerá um seminário nacional sobre a revitalização da Bacia do São Francisco, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Entre os dias 16 e 23 de novembro, serão realizadas reuniões dos Núcleos de Articulação Estadual do Programa de Revitalização. Os encontros serão dia 16, na Bahia, dia 17, em Sergipe, dia 18, em Alagoas, dia 19, em Pernambuco, e dia 23, em Minas Gerais.

Espécie ameaçada

De acordo com a Diretoria de Áreas Protegidas do MMA, está sendo avaliada a possível ampliação da área da APA de Xingó para a proteção de fragmentos florestais onde poderiam ser encontrados exemplares do macaco guigó (Callicebus coimbrai), segundo relato ocorrido no encontro desta semana. A espécie existe apenas em Sergipe e no norte da Bahia, entre os rios São Francisco e Paraguaçu. Sua sobrevivência corre extremo perigo, de acordo com a Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção.
(-Ministério do Meio Ambiente-Brasília-DF-11/11/04)
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Foz do São Francisco
  • UC Serra de Itabaiana
  • UC Cânion do São Francisco
  • UC Xingó
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.