Portaria cria grupo para implementar Corredor Ecológico das Onças na Caatinga

www.ambientebrasil.com.br - 24/04/2007
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, assinou nesta segunda-feira (23) uma portaria criando um grupo de trabalho para elaborar proposta de criação e implementação do Corredor Ecológico das Onças na Caatinga. O corredor, a ser criado no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco, tem por objetivo definir áreas de proteção integral e de uso sustentável em um trecho grande que reunirá porções dos territórios de três estados no Nordeste: Piauí, Bahia e Pernambuco.

A área do corredor interligaria Unidades de Conservação (UC) dos três estados, inclusive criando novas, formando uma única e grande região protegida. Fariam parte dela as Serras da Capivara e das Confusões, no Piauí, onde seriam criadas duas novas UC; as regiões de Boqueirão das Onças e Dunas do São Francisco, na Bahia, onde seriam inaugurados dois novos parques nacionais, além de fatias do território pernambucano a serem definidas.

Com a inauguração do corredor ecológico, a onça pintada, principal felino da região ameaçado de extinção, encontraria espaço para migrar e se reproduzir com tranqüilidade, evitando o confronto com caçadores, com fazendeiros inconformados com o ataque das onças aos rebanhos e os atropelamentos nas rodovias, resultado da fuga dos caçadores e fazendeiros.

A iniciativa do "corredor" é necessária porque o avanço dos ataques predatórios às onças (animais que estão no topo da cadeia alimentar local) pode causar graves desequilíbrios naturais às espécies da Caatinga, bioma composto por 800 mil km2, onde vivem 120 milhões de pessoas.

Segundo o secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, João Paulo Capobianco, a iniciativa faz parte de uma série de políticas adotadas pelo MMA, voltadas à proteção da biodiversidade de todos os biomas brasileiros. Como prova disso, com relação à Caatinga, ele mencionou a realização de pesquisas sobre os remanescentes de Caatinga no Brasil ("na verdade, descobriu-se que não são remanescentes, pois 60% da cobertura daquele bioma estão intactos", disse Capobianco), a revisão dos mapas de áreas prioritárias no País (289 delas compostas por trechos de Caatinga, primeiras da fila para sediar novas Unidades de Conservação). "Além disso, o MMA desenvolve o Programa de Combate à Desertificação, pelo qual procura também mitigar os efeitos da seca, e o Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco. Por meio deles, o governo destinou à Caatinga, de 2003 a 2006, R$ 240 milhões, e pretende, só neste ano, investir mais R$ 260", disse Capobianco.

Segundo o secretário, o MMA e o governo dão sinais claros de seu compromisso com a preservação e recuperação da Caatinga. "O corredor das onças vem ampliar essa proteção", disse.

Durante um ano, técnicos do MMA e Ibama percorreram 15 mil quilômetros, entrevistando moradores, perseguindo rastros da onça pintada e tirando fotografias. "Verificamos que a ameaça ao animal é muito grave, a ponto de fazendeiros envenenarem onças que consideram ameaçadoras aos rebanhos. É hora de preservar não só o animal, mas toda a diversidade do bioma, pensando em desenvolver a região a partir de seu imenso potencial turístico sustentável", disse Ronaldo Morato, técnico do Centro Nacional de Pesquisa para Conservação de Predadores Naturais (Cenap/Ibama). Morato participou da pesquisa em campo e falou ontem, no auditório do Ibama, sobre os resultados deste trabalho durante o primeiro dia de seminário da Semana da Caatinga.

Do Grupo de Trabalho (GT), cujos trabalhos devem ser encerrados em 180 dias, participarão um membro titular e um suplente dos seguintes programas, entidades e organizações:

Programa Nacional de Florestas, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF/MMA), que o coordenará; Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco, da Secretaria Executiva; Ibama; Centro Nacional de Pesquisa para Conservação de Predadores Naturais; secretarias de meio ambiente dos estados na Bahia, Pernambuco e Piauí, além de organizações civis de cada um desses estados. (Rubens Jr/ MMA)

UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  • UC Serra das Confusões
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.