Pórtico da Serrinha monitora área de proteção ambiental

Jornal A Voz da Cidade - 11/02/2008
RESENDE - A Serrinha do Alambari, considerada uma das mais belas regiões turísticas do município, localizada numa Área de Proteção Ambiental (APA) onde as ações de preservação e monitoramento devem ser uma constante, ganhou esta semana um aliado muito especial. Uma equipe formada por oito funcionários da prefeitura está atuando no pórtico de entrada da localidade 24 horas por dia.

A medida, segundo o presidente da Agência de Meio Ambiente de Resende (Amar), Luís Felipe César, é fruto de uma parceria entre as Agências Municipais de Saneamento (Sanear) e a agência, com apoio da Guarda Municipal, visando à necessidade de melhor gerenciar o acesso e visitação à região. "Há mais de dez anos a comunidade da Serrinha reivindicava a implantação desse serviço de monitoramento no pórtico que, na verdade, foi construído com essa intenção. Agora, com esta equipe trabalhando 24 horas, podemos enfim fazer o controle de visitação, gerenciando e monitorando melhor a área", explica o presidente da Amar, solicitando compreensão e o apoio dos moradores locais e dos visitantes.

Segundo César, os funcionários destacados para trabalhar no pórtico passarão por um treinamento que será ministrado pelo monitor ambiental Leandro da Silva, sob a supervisão da Agência de Meio Ambiente. Durante o curso, Leandro, que é morador da Serrinha e membro do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental, abordará, entre outros itens, a riqueza da fauna e da flora local, ressaltando a importância de sua preservação; os procedimentos que devem ser adotados durante a visitação buscando não degradar o meio ambiente; e os principais pontos turísticos da região. "No pórtico também teremos material de divulgação para distribuir aos visitantes, facilitando o seu deslocamento e seu passeio pela região. A entrada em funcionamento desse serviço é um grande avanço para a Serrinha e sua demanda já havia sido confirmada pela comunidade local, no final do ano passado, durante a elaboração das diretrizes de gestão integrada, no contexto do projeto de fortalecimento da APA", diz Felipe César. De acordo com ele, o serviço, além de funcionar em tempo integral, opera aos sábados, domingos e feriados, quando a visitação à região é mais intensa.

O pórtico de entrada da Serrinha do Alambari, que foi totalmente reformado pela atual administração, é projeto do arquiteto Ricardo Menescal. Ele foi construído com recursos de moradores e de empresários locais em 1995.

APA da Mantiqueira
A Área de Proteção Ambiental (APA) da Mantigueira é uma categoria de unidade de conservação, de uso sustentável, que pode incluir propriedades particulares e terras públicas. De acordo com o presidente da Amar, Luís Felipe César, seus principais objetivos são compatibilizar as atividades humanas com a preservação da vida silvestre; proteger os recursos florestais; e proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população. "A Área de Proteção Ambiental da Serrinha do Alambari foi criada em 1991, através da Lei Municipal no 1.726. Ela está situada na encosta leste do Parque Nacional do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, a oeste da estrada para Visconde de Mauá (acesso pela RJ-163), abrangendo as comunidades da Serrinha e de Capelinha, onde estão as microbacias dos rios Alambari e Pirapitinga", diz César. Ele lembra ainda que a área total corresponde a 4.500 hectares e o Plano Diretor para o Ecodesenvolvimento da APA (Lei no 1.845, de 1994) é a principal ferramenta para o seu desenvolvimento sustentável e equilibrado.
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Mantiqueira
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.