Posto em Florianópolis terá que pagar multa por poluir Estação Ecológica de Carijós

Âmbito Jurídico - http://www.ambito-juridico.com.br/ - 07/08/2013
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) deu provimento, na última semana, a recurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e manteve a autuação do posto de combustíveis Helix, que foi multado por lançar resíduos líquidos tóxicos nas bacias hidrográficas contribuintes da Estação Ecológica de Carijós, no norte da ilha de Florianópolis.

O caso veio para o tribunal após o juízo de primeira instância ter convertido a multa da empresa em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente. A conversão da penalidade levou o instituto a recorrer.

O relator do processo, desembargador federal Luís Alberto d'Azevedo Aurvalle, deu razão ao Ibama. "Respeitados os patamares mínimo e máximo estabelecidos na legislação de regência para fixação da multa, não cabe ao Judiciário substituir o administrador no exercício de seu poder discricionário e substituir a penalidade, sob pena de violação de competência".

Estação Ecológica Carijós

A estação Ecológica Carijós é uma unidade de conservação criada em 1987, com área de 759 hectares. É formada por dois manguezais: Saco Grande e Ratones. Fica a 20 quilômetros do centro de Florianópolis.



http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=visualiza_noticia&id_caderno=&id_noticia=101856
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Carijós
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.