Prefeito de Itatiaia diz que região tem feição urbana

Folha Online - www1.folha.uol.com.br - 22/06/2009
O prefeito de Itatiaia, Luiz Carlos Bastos (PP) defende a redução do parque do Itatiaia sob a justificativa de que a parte baixa já tem feições urbanas --possui linha de ônibus regular, recolhimento de lixo e rede elétrica, por exemplo.

O parque nacional foi o primeiro criado do Brasil, em 1937. Mas sua situação fundiária nunca foi resolvida.

Os primeiros moradores pertenciam a um ex-núcleo colonial criado para incentivar a agropecuária na região. Segundo Bastos, o antigo núcleo colonial iniciou a recuperação da mata na região, degradada pela criação de gado.

Ambientalistas dizem que os moradores acabaram vendendo suas áreas e que, hoje, não há habitantes originais do ex-núcleo no parque. O problema fundiário se agravou com os anos --novas construções foram feitas e houve o parcelamento irregular de lotes.

Segundo a administração do parque, das cerca de 80 propriedades com casas, somente dez são de famílias que efetivamente moram no local --as demais são de veranistas. A reportagem tentou ouvir ontem a AAI, sem sucesso.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.