Prefeito é alvo de ação por manter pista de pouso em reserva no TO

http://www1.folha.uol.com.br - 21/03/2011
Um prefeito do Tocantins é acusado pelo Ministério Público Federal de manter uma pista de pouso nas proximidades de uma estação ecológica, sem possuir a devida licença ambiental.

Segundo o MPF, o prefeito de Ponte Alta do Tocantins (a 110 km de Palmas), Cleyton Maia Barros (DEM), também mantém uma jazida de cascalho abandonada nas proximidades da Estação Serra Geral do Tocantins, a segunda maior unidade de conservação do cerrado brasileiro.

O órgão entrou com a ação com base em relatório de agentes do Instituto Chico Mendes, do governo federal, que descobriram a existência da obra em 2009.

Na época, Barros foi notificado a apresentar as licenças ambientais das duas obras. Ele não se manifestou.

Técnicos do instituto constataram erosão em processo acelerado na área devido à retirada da cobertura vegetal. Segundo a analista ambiental Lilian Lindoso, a área desmatada corresponde a 1,5 hectare (15 mil m2).

O MPF pede, na ação, que o prefeito apresente um projeto de recuperação da área atingida em até 90 dias.

O órgão também solicita multa diária em caso de uso da pista, além do pagamento de uma indenização de R$ 40 mil pelo tempo de uso.

A aplicação das medidas ainda deve ser avaliada pelo juiz responsável pelo caso.

OUTRO LADO

O prefeito afirma que não tem licença ambiental para a pista de pouso, mas diz que o problema é comum no Estado. "Sobrevoe dez pistas. Oito são homologadas."

Ele diz que a pista fica dentro de sua chácara, comprada há seis anos, e que a construiu na mesma época para uso de sua aeronave, um bimotor do modelo Sêneca.

Afirma ainda que a pista tem sido usada mais pelo poder público do que por ele. A PM e o próprio Ibama, diz, já usaram o local. O órgão nega.

A defesa fala que a jazida de cascalho existe há mais de 25 anos e também foi usada por órgãos públicos.


http://www1.folha.uol.com.br/poder/891660-prefeito-e-alvo-de-acao-por-manter-pista-de-pouso-em-reserva-no-to.shtml
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Geral do Tocantins
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.