Preservacao ecologica e tema de festival de musica na Ilha Grande

O Globo, Rio, p.14 - 21/06/2004
Preservação ecológica é tema de festival de música na Ilha Grande
Nos shows serão apresentadas mensagens sobre turismo predatório
Paulo Roberto Araújo
Consciência ecológica por meio da música. Para despertar a importãncia da preservação da Ilha Grande, um santuário ecológico com 106 praias ao longo de 155 quilometros de litoral, Angra dos Reis vai reunir milhares de jovens de todo o Brasil nos dois próximos fins de semana, durante o 8o Festival de Música e Ecologia da Ilha Grande.
O evento será realizado na Praia da Chácara, no continente, dias 25, 26 e 27; e na Vila do Abraão, na Ilha Grande, dias 2, 3 e 4 de julho. As bandas Faixa Etária e Roupa Nova abrem o festival na sexta-feira.
Pela primeira vez, haverá um prêmio especial para a melhor música que abordar o tema ecologia. Serão selecionadas 20 canções para a primeira fase, no continente, e dez para a grande final, no dia 3, na Ilha Grande.
Lõ Borges e Geraldo Azevedo vão se apresentar
Durante os shows, na Praia da Chácara e no Abraão, serão apresentadas mensagens sobre os problemas que o turismo predatório causa à Ilha Grande.
- 0 grande problema da Ilha Grande é o turismo praticado por pessoas que decidem passar uns dias no lugar sem ter onde se hospedar. Esses turistas acabam ficando em campings clandestinos, onde deixam muito lixo acumulado. Nessas condições,
não recebem a orientação ecológica normalmente passada pelos guias das pousadas e dos campings oficiais. A ilha acaba recebendo um número de visitantes superior à sua capacidade - explicou o prefeito Pêrnando Jordão.
Além da apresentação dos músicos que disputam os prêmios do festival, haverá shows de Lõ Borges, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e grupos de forró. Será montado um esquema especial de acesso à Ilha Grande, onde o festival será realizado numa grande tenda armada na Praça Candido Mendes. 0 regulamento e mais informações podem ser obtidos pelo telefone (24) 3369-7818 ou nos sitos www.ilhagrande.com ou www.ilhagrande.com.br.

O Globo, 21/06/2004, p. 14
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.