Presidente do ICMBio faz visita técnica ao Iguaçu

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/02/2017
Soavinski conversou com os servidores sobre temas relacionados à gestão e ouviu dos concessionários novidades na área de serviços aos visitantes do parque nacional no Paraná


O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ricardo Soavinski, realizou nesta sexta-feira (2) visita técnica ao Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná. Ele conversou com servidores do parque e da Unidade Avançada de Administração Financeira (UAAF) e concessionários e percorreu algumas áreas da unidade.

Soavinski estava acompanhado do diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (Diman), Paulo Carneiro, do Coordenador Geral de Finanças e Arrecadação, Gustavo Rodrigues, e do Coordenador Regional Sul, Jorge Pegoraro. O chefe do parque, Ivan Baptiston, também participou do encontro.

A visita proporcionou o conhecimento das novidades estruturais e de serviços aos visitantes do parque nacional nos últimos anos. A reunião com os servidores foi importante para alinhar institucionalmente assuntos prioritários, assim como agenda de trabalho para 2017 e próximos anos.

Temas

Com os servidores, foram discutidos temas, como a revisão do plano de manejo, a gestão de contratos de concessão, os programas de fiscalização e proteção, pesquisa, manejo e uso público, o Programa de Mitigação e Compensação Ambiental da Usina Baixo Iguaçu, a cooperação técnica entre os parques nacionais brasileiro (do Iguaçu) e argentino (do Iguazú) e a arrecadação financeira da unidade.

No encontro com os concessionários, Soavinski ouviu sugestões e recebeu informações sobre as novidades em cada área de serviço. Ele afirmou, por sua vez, que as parcerias com empresas privadas, ONGs e outras instituições civis organizados da sociedade são extremamente benéficas e necessárias à conservação das áreas naturais e uso público das Unidades de Conservação.

Nesse sentido, o presidente destacou a publicação da Instrução Normativa no 2, de 30/01/2017, publicada no Diário Oficial de ontem (2 de fevereiro), que disciplina o planejamento, a execução e o monitoramento dos contratos de concessão de uso para prestação de serviços de apoio à visitação em unidades de conservação.

Soavinski destacou, ainda, a importância da qualificação dos produtos e serviços aos visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, "para que estes esforços continuem auxiliando o desenvolvimento socioambiental da região, no apoio à geração de empregos e renda aos quatorze municípios vizinhos à unidade de conservação".

O parque nacional

Criado em 1939, o Parque Nacional do Iguaçu abriga o maior remanescente de Mata Atlântica da região sul do Brasil. Protege riquíssima biodiversidade de espécies da fauna e flora brasileiras, algumas ameaçadas de extinção, como onça-pintada, puma, jacaré-de-papo-amarelo, papagaio-de-peito-roxo, gavião-real, peroba-rosa, araucária, além de muitas outras espécies de relevante valor histórico, cultural e de interesse cientifico.

Essa expressiva variedade biológica, somada à beleza singular das Cataratas, fizeram do Parque Nacional do Iguaçu a primeira unidade de conservação do Brasil a ser considera como sítio do Patrimônio Mundial Natural pela Unesco, no ano de 1986.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8683-presidente-do-icmbio-faz-visita-tecnica-ao-iguacu
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Iguaçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.