Presidente do ICMBio recebe Confúcio Moura

http://www.onortao.com.br - 10/03/2011
Na quarta-feira (2), na sede do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) em Brasília, o presidente do órgão Rômulo Mello, reuniu-se com o governador Confúcio Moura para tratar da compensação de créditos ambientais das usinas de Santo Antônio e Jirau.

Acompanhado da deputada federal Marinha Raupp e da secretária de Meio Ambiente Nanci Maria Rodrigues da Silva, foram discutidos pontos sobre a regularização fundiária e ambiental da área desmembrada da Floresta Nacional Bom Futuro, para que seja repassada para o estado de Rondônia.

Foi levantada também a questão da obrigação do Estado no acordo para criação de duas Unidades de Conservação Ambiental. Uma delas a APA (Área de Proteção Ambiental) e a outra a Floresta Estadual. Houve intensa discussão sobre como se chegar à melhor forma de criação das unidades.

A secretária Nanci solicitou urgência na liberação dos recurso da compensação das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau para que o Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, cumpra o acordo assinado entre Rondônia e a União. Sobre esta questão Rômulo Mello se prontificou a dar maior celeridade para que os recursos possam trazer mais investimento a Rondônia.

Com referência ao remanejamento das famílias que ainda estão no interior da Flona Bom Futuro e que pelo acordo seriam remanejadas para a APA, Nanci justificou que é necessário criar e ordenar o uso e ocupação da APA.

Ao final, foi tratada a situação de muitos produtores que detêm passivo ambiental enão conseguem licenciar suas propriedades. A proposta é compensar suas reservas legais em unidades de Conservação Federal, para a qual, no entendimento do presidente da ICMBio, não existe nenhum impedimento, sendo necessário apenas que o estado oficialize o pedido.


http://www.onortao.com.br/ler.asp?id=40528
Energia:UHE Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Bom Futuro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.