Presidente do ICMBio vai à APA de Cairuçu

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 17/04/2013
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, visita nesta sexta-feira (19) a Área de Proteção Ambiental (APA) de Cairuçu, em Paraty, litoral sul fluminense, onde na semana passada uma analista ambiental teve a casa atingida por uma bomba. O atentado foi visto como uma forma de intimidar os servidores do Instituto que combatem crimes ambientais na região.

De manhã, o presidente deverá se reunir, inicialmente, com os servidores. Além dos funcionários da APA, deverão participar do encontro representantes das outras unidades de conservação federais na região - a Estação Ecológica de Tamoios e o Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Logo em seguida, o presidente vai se encontrar com dirigentes de instituições estaduais e federais que atuam na região, como o Instituto do Ambiente do Estado do Rio (Inea), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Polícia Federal (PF) e o Ministério Público da União (MPU).

Os representantes da PF deverão informar sobre o andamento das investigações que vêm sendo feitas para identificar os autores e apurar os motivos do atentado. O inquérito está sob a responsabilidade da delegada Gladys Regina Vieira Miranda, da PF em Angra dos Reis, que tem 30 dias para apresentar os resultados.

Na semana passada, ela afirmou à imprensa que já havia colhido depoimentos e relatos de algumas pessoas e que estava tentando localizar imagens de algum comércio próximo à casa da servidora do ICMBio que possam ajudar nas investigações.

À tarde, o presidente do ICMBio vai à Prefeitura e à Câmara Municipal de Paraty para conversar com as autoridades locais sobre as ações desenvolvidas pelo Instituto na gestão e proteção das unidades de conservação da região. Ele vai mostrar a importância e a seriedade do trabalho realizado pelos servidores, que estão em estado de apreensão desde que a bomba explodiu na casa da analista ambiental.

Terceiro ataque

Esse foi o terceiro atentado contra servidores da APA de Cairuçu. Em julho do ano passado, o carro de outra servidora foi incendiado. Em 2008, a mesma analista teve outro veículo queimado criminosamente. Temendo novos ataques, ela pediu para ser trasferida da unidade, responsável por proteger a maior concentração de remanescentes de Mata Atlântica da Serra do Mar.

Para o chefe da APA Cairuçu, Eduardo Godoy, esses atentados podem estar relacionados com situações de conflito de interesse em relação a construções, ocupações e empreendimentos em ilhas e áreas de Mata Atlântica no interior da APA. De acordo com o plano de manejo e o decreto de criação da unidade, as ocupações são irregulares.

"Esta já é a terceira vez que servidores do ICMBio são alvos de atentados em Paraty, sendo as duas últimas há menos de um ano. Além disso, os analistas do Instituto que atuam na fiscalização na APA frequentemente estão sendo vitimas de intimidação", declarou Eduardo, ao confirmar que o clima entre os servidores é de muita apreensão.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/3893-presidente-do-icmbio-vai-a-apa-de-cairucu.html
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cairuçu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.