Presos caçadores de animais silvestres na região serrana

Inea/RJ - www.inea.rj.gov.br - 11/02/2010
Em dois dias de fiscalização, terça e quarta-feira (09,10/02), fiscais do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão executivo da Secretaria do Ambiente, prenderam dois caçadores e resgataram 36 pássaros silvestres mantidos em cativeiro sem autorização do Ibama. As ações ocorreram na localidade de Boca da Mata (interior da APA Petrópolis) e no entorno imediato da Reserva Biológica de Araras, no município de Miguel Pereira. Os agentes também recolheram três armadilhas para pegar tatu, duas redes para captura de pássaros, nove alçapões, dois apitos próprios para caça, cinco espingardas de diversos calibres, um trabuco e munições.

Na quarta-feira (10/02), os fiscais receberam uma denúncia anônima indicando que no bairro Vera Cruz, no entorno da Rebio Araras, dois homens mantinham em cativeiro 29 pássaros, sendo 16 chanchões, cinco coleiros, dois trinca-ferros, dois canários-da-terra, dois jacus, um tiê-sangue e um tico-tico. Os jacus estavam em cativeiro para chocar ovos de galinha, que originariam galos de briga, segundo informações do proprietário. Ele e mais outro caçador foram presos em flagrante e conduzidos à 96ª Delegacia de Policia de Miguel Pereira. Os infratores vão ficar presos até pagarem fiança.

No dia anterior, durante fiscalização de rotina, foram flagrados três caçadores com gaiolas e apetrechos para caça no bairro Fazenda Inglesa, na localidade de Boca da Mata, em Petrópolis. Os infratores fugiram deixando no local os pássaros capturados e o material usado no crime, que foi recolhido e encaminhado para a Delegacia de Policia de Itaipava (105ª DP). Os pássaros foram levados para a Clínica Veterinária de Correas.

As ações foram coordenadas pelos agentes da Reseva Biológica de Araras.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Petrópolis
  • UC Araras (REBIO)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.