Prevfogo realiza palestras para comunidades do Entorno da Flona do Araripe/CE

IBAMA - www.ibama.gov.br - 22/07/2008
A Superintendência do Ibama no Ceará, por meio do Prevfogo, promoveu 13 palestras sobre Queimadas, Incêndios Florestais e Mudanças Climáticas Globais (causas, conseqüências e alternativas ao uso do fogo), contemplando 20 comunidades do entorno da Floresta Nacional do Araripe, primeira floresta do Brasil, criada através do Decreto no. 9226, de 02 de maio de 1946.

Ontem (21), a equipe ministrou mini-cursos com a mesma temática, no auditório da Superintendência Estadual do Meio Ambiente - SEMACE em Fortaleza/CE, para um público de 48 representantes de ONG’s, servidores públicos, polícia militar ambiental e convidados.Palestra do Prevfogo realizada em uma capela para comunidade do Entorno da Flona do Araripe/CE

Todas as palestras aconteceram em sua maioria dentro das comunidades, nas sedes de associações, igrejas e/ou sede de sindicatos de produtores rurais, no período de 14 a 19 de julho, atingindo um público de 453 agricultores e familiares. A iniciativa contemplou regiões com histórico eminente de queimadas, numa tentativa de sensibilizar as comunidades para mudanças em suas práticas agrícolas, e ainda, trabalhar o importante papel desempenhado por eles, na agricultura familiar do estado do Ceará.

Para a realização das palestras, o Ibama/CE contou com parceiros como as ONGs: Flor do Piquí e ACB/Crato/CE; órgãos públicos; Empresa de Extensão Rural do Ceará- EMATERCE/Barbalha; Superintendência Estadual do Meio Ambiente- SEMACE, Programa Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle de Queimadas e Combate aos Incêndios Florestais - PREVINA, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente- CONPAM, Secretaria de Desenvolvimento Agrário - SDA e ICMBio APA, num total de 13 palestras ministradas pelas servidoras do Prevfogo/DF, Adiraci Oliveira de Almeida e Sabrina Rodrigues Silva.

UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Araripe-Apodi
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.