Procurador diz que ministro pressionou Governo para extinção de parque

Circuito Mato Grosso - http://circuitomt.com.br/ - 24/04/2017
AL discute extinção de parque localizado no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, Eliseu Padilha seria beneficiado



O procurador de Justiça, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística, afirmou que o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, pressionou o Governo do Estado e Assembleia Legislativa para a aprovação do decreto que acaba com o Parque Estadual Serra Ricardo Franco, área de preservação ambiental localizado no município de Vila Bela da Santissima Trindade (521km a oeste de Cuiabá), onde tem uma fazenda com cerca de 735 hectares.

Na última semana, os parlamentares aprovaram o decreto em primeira votação e, nos próximos dias, devem realizar nova votação.

Em entrevista à Rádio Capital FM, na manhã desta segunda-feira (24), Scaloppe foi questionado sobre a influência do ministro para legalizar invasões no parque, por meio da aprovação do decreto na Assembleia Legislativa, proposto pelo deputado estadual Adriano Silva (PSB).

Segundo o procurador, Padilha teria agido pressionando o governador Pedro Taques (PSDB) e o vice, Carlos Fávaro (PSD) - que também é secretário de Meio Ambiente (Sema), através de "jogos políticos" para liberação de investimentos ao Estado.

"Ele [Eliseu Padilha] agiu muito neste sentido. Tenho certeza que ele pressionou o governador, o secretário do Meio Ambiente. Ele tem ações. É um investimento dele, como de outras pessoas, no qual acreditam que com um telefonema podem resolver a legalidade. Estão acostumados com isso, talvez", disse.

Scaloppe disse que a suspeita se iniciou por conta de uma "reação muito forte" por parte do Governo. Ele citou o convite do Executivo a uma promotora recém-empossada, para tratar sobre o assunto

"Quando chegamos lá, estava toda a cúpula da Sema, com o vice-governador e o governador. Ou seja, a pressão era clara. O governador tinha ido à Brasília buscar dinheiro. Eu sei que a situação não é fácil, é uma situação de política nacional, estadual. Mas, claro que a gente não pode com isso entregar um interesse privado, uma área, pois o Estado necessita de um investimento. Quando saímos do Palácio a promotora ainda falou 'tem gente poderosa pra ter me chamado e me dado essa atenção'. E depois as coisas vieram acontecendo. Então, na verdade, essa mão poderosa que conseguiu fazer essas coisas", afirmou Scaloppe.

Ação 'burra'

Scaloppe considerou a proposta do deputado Adriano Silva, para anular o decreto criado em 1997 pelo então governador Dante de Oliveira, como uma ação "horrível e burra".

Para o promotor não há lógica para a extinção do parque, uma vez que não há "nenhuma" perspectiva de industrialização na região. Ele ressaltou que a economia de Vila Bela da Santíssima Trindade gira em torno do turismo, o que seria suprimido, além da preservação da fauna e flora.

"É uma ação horrível e burra. Horrível em todo o sentido. O parque está dentro de um compromisso firmado por Pedro Taques internacionalmente e tem um processo anterior a este recurso, que deixou comprometido não só o manejo de todos os parques, como em especial ao da Serra Ricardo Franco. Esse decreto que está sendo apresentado é horrível no sentido ambiental. No sentido de que é uma coisa que nem tem vergonha", declarou.

Em defesa à permanência da área de conservação, Scaloppe criticou a atuação de Adriano Silva, relembrando a sua época a frente da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Cáceres (225km a oeste de Cuiabá), na qual responde por quatro ações de improbidade administrativa.

"Além de horrível ela [a proposta] é burra, ela é feita para atender meia dúzia de votos contra o futuro de Vila Bela. É uma ação nefasta do deputado. Horrível, muito igual a gestão dele na Unemat", criticou.



http://circuitomt.com.br/editorias/juridico/108508-ministro-josa-padilha-teria-interferido-para-legalizar-invasaes-e.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Ricardo Franco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.