Programa de ecoturismo em parques nacionais será lançado neste sábado

Portal Amazônia - http://portalamazonia.globo.com - 12/09/2008
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, junto com os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e do Turismo, Luiz Barretto, fará no sábado (13), o lançamento do programa de ecoturismo nos parques nacionais na cidade de Teresópolis, região serrana do Rio de janeiro, no parque nacional da Serra dos Órgãos. O objetivo do programa é dotar de infra-estrutura, até 2010, um grupo de 25 parques nacionais do Brasil e aumentar a visitação, considerada muito em relação a de outros países como EUA.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão que administra os parques nacionais e as reservas extrativistas, inicialmente serão seis parques beneficiados com as ações de infra-estrutura: PN Aparados da Serra (RS), PN Jaú (AM), PN Lençóis Maranhenses (MA), PN Serra da Capivara (PI), PN Serra dos Órgãos (RJ) e PN da Chapada dos Veadeiros (GO).

Critérios

A seleção dos seis primeiros parques, segundo a coordenadora de visitação do ICMBio, Benita Maria Monteiro, atendeu aos critérios de que eles deveriam estar incluídos no programa Destinos Indutores do MTur e ter pelo menos um de cada bioma brasileiro.

Os recursos liberados pelos dois ministérios para a primeira fase do programa serão inicialmente R$ 28 milhões e as obras deverão estar finalizadas até dezembro de 2009. Alguns parques terão os serviços terceirizados.

No lançamento do Programa o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, também deve anunciar que o processo de concessão de serviços de apoio ao turismo de outros quatro parques - PN Iguaçu (PR), PN Tijuca (RJ), PN Marinho de Abrolhos (BA) e PN Marinho de Fernando de Noronha (PE) - está em fase de finalização.
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas