Programa de Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 03/08/2010
O primeiro voo de helicóptero da temporada de monitoramento da baleia franca no litoral catarinense foi realizado na última quinta-feira, dia 29 de julho. A tripulação - composta pelo analista ambiental do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CMA/ICMBio),pela diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca (PBF-Brasil), Karina Groch; e pelo piloto Rogério Giassi - percorreu toda a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, localizada entre o Balneário Rincão e o sul de Florianópolis, estendendo o voo até Torres, no Rio Grande do Sul.

Desde o ano passado e enquanto durar a obra de estaqueamento e ampliação do Porto de Imbituba, é realizado, de julho a novembro, o Programa de Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba, em Santa Catarina, época na qual a espécie Eubalaena Australis utiliza a costa catarinense para acasalar, procriar e amamentar seus filhotes e na sequencia migram para as áreas de alimentação próximas à Antártida.

O Programa foi implantado por exigência do Instituto Chico Mendes, com base na precaução de danos à espécie durante as atividades de expansão portuária contígua à APA da Baleia Franca. A metodologia, com a finalidade de conciliar o desenvolvimento econômico e a proteção ao meio ambiente, foi especialmente desenvolvida pelo CMA e pelo PBF-Brasil - ONG que trabalha com a espécie há 28 anos - e está sendo coordenada de forma compartilhada com a APA da Baleia Franca e o CMA, ambos órgãos do ICMBio.

São duas ferramentas principais de pesquisa: o monitoramento aéreo e o monitoramento terrestre. Por meio do monitoramento aéreo é realizado o censo - contagem de número de indivíduos e classificação de adultos e filhotes -, análise de distribuição e identificação individual das baleias franca, com o objetivo de avaliar o status populacional da espécie em águas brasileiras. Durante o voo do dia 29 de julho, foram registrados 37 indivíduos, sendo 13 pares de fêmeas com filhotes.

Segundo a diretora de Pesquisa do PBF-Brasil, o número de baleias franca avistado para o período é normal. "Julho, por geralmente ser o mês de chegada da espécie ao nosso litoral, tem números mais baixos do que setembro, quando ocorre o pico de avistagens. Para se ter uma ideia de como a quantidade avistada em julho não serve como referência para a expectativa da temporada, em 2006 tivemos recorde, com aproximadamente 197 baleias registradas, enquanto o monitoramento aéreo do mês de julho daquele ano registrou apenas 11 indivíduos. Nossa estimativa é de que as baleias que visitaram o litoral brasileiro em 2007 retornem neste ano já com novos filhotes, em um novo ciclo reprodutivo. Isso representa um número de aproximadamente 100 baleias franca esperadas para 2010", afirma Karina Groch, PhD em Biologia Animal. Em média, cada baleia vai ao estado de três em três anos.

"O que nos surpreendeu neste ano foi a quantidade de 13 filhotes avistados, cerca de 30% do total contabilizado neste primeiro sobrevoo. Essa proporção geralmente é registrada em setembro, quando a maioria que está em nosso litoral já deu à luz", explica a bióloga.

Os locais com maior densidade de baleias foram as praias mais ao sul do estado, como Jaguaruna, Balneário Rincão e Morro dos Conventos, que registraram ao todo 14 indivíduos, sendo seis pares de fêmeas com filhotes.

O biólogo do CMA, Paulo Flores, destaca que produziu um extenso material fotográfico: "Obtive cerca de 1.000 fotos de baleias nesse vôo". Paulo teve seu primeiro contato com a espécie Eubalaena australis quando realizou um estágio em 1991 no PBF-Brasil. Entre 1997 e 2004 trabalhou diretamente com a fotoidentificação da espécie, participando dos voos do PBF-Brasil. "Em 2005 ingressei como analista ambiental no ICMBio e voltei a participar desses voos, pois a atividade integra o Programa de Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba, supervisionado pela nossa instituição. Para mim, foi importantíssimo ter integrado a equipe neste trabalho de fotoidentificação das francas, além de trazer muita satisfação como pesquisador de cetáceos", ressalta.

Os próximos monitoramentos aéreos estão previstos para serem realizados nos meses de setembro e novembro. Mais informações sobre o Programa de Monitoramento das Baleias Francas no Porto de Imbituba estão disponibilizadas no site www.krillcom.com.br/promofranca.

http://www.icmbio.gov.br/noticias/programa-de-monitoramento-das-baleias-francas-no-porto-de-imbituba
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Baleia Franca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.