Programa rastreia embarcações na Estação de Tamoios, em Angra, RJ

G1 - http://g1.globo.com/ - 22/05/2013
O Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras funciona 24 horas e permite, através do mapa no computador, a identificação de barcos que desrespeitam a proibição de pesca em Angra dos Reis (RJ). "Eu consigo ver quando a embarcação entrou, se ela tava pescando, como foi a movimentação dela", explicou a analista ambiental Adriana Nascimento Gomes.

Os agentes da Estação Ecológica de Tamoios estão operando esse sistema há quase dois meses. Foram aplicadas nove multas a barcos de indústrias pesqueiras, somando um total de pouco mais de R$ 1 milhão e 300 mil.

De acordo com a analista ambiental Graziele Moares Barros, a partir de agora, mesmo que as condições de ir para o mar estejam ruins, o trabalho será feito. "Em todas as situações a gente tem como monitorar essas embarcações e emitir os autos de infração para impedir que isso aconteça novamente", afirmou a analista.

A permanência e pesca são proibidas em toda a área da Estação Ecológica de Tamoios, que corresponde a 4% da baía da Ilha Grande, abrangendo 29 ilhas e 1 km no entorno delas. "Toda a vida marinha que ali está presente é para ser preservada, pra nós e pra toda população futura", disse Graziele.



http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2013/05/programa-rastreia-embarcacoes-na-estacao-de-tamoios-em-angra-rj.html
UC:Estação Ecológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tamoios (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.