Projeto Cidadão nas reservas extrativistas

O Rio Branco-Rio Branco-AC - 24/10/2003
O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TC/AC) irá realizar, durante o mês de dezembro, mais duas edições do Projeto Cidadão. Uma delas, a se realizar em Xapuri, vai beneficiar as 1.594 famílias da Reserva Extrativista Chico Mendes que residem naquele município, em Brasiléia, Assis Brasil, Epitaciolândia e Rio Branco. Outra versão, a se realizar em Marechal Thaumaturgo, tem as 930 famílias da reserva extrativista do Alto Juruá como público alvo.

O Gerente do Ibama em exercício, Josemar Caminha, informou que o convênio já foi assinado em Brasília e que as duas instituições parceiras do evento estão em fase de planejamento das atividades e serviços que serão oferecidos pelo projeto Cidadão. "A nossa prioridade é dotar a população de documentos pessoais para que as famílias possam se credenciar, junto aos bancos oficiais, às linhas de crédito do governo federal, destinadas a produtores rurais". Caminha informou que, outro aspecto muito importante é o fato dos moradores de reservas extrativistas estarem inseridos no Plano Nacional de Reforma Agrária. "Com isto, eles passam a ter direito aos créditos de habitação e instalação que, juntos, somam R$ 4,5 mil a serem pagos em 20 anos".

As duas reservas somam 2.524 famílias que poderão pleitear, junto ao governo federal, os dois financiamentos que, segundo Josemar Caminha, são bem-vindos e oportunos para melhorarem a qualidade de vida dos seringueiros. A expectativa é que, em Xapuri, sejam realizados cerca de 11 mil atendimentos. Para o evento no Alto Juruá, a organização do Projeto Cidadão espera que cerca de quatro mil pessoas sejam atendidas, somando, nas duas edições, aproximadamente 15 mil atendimentos. Entre as atividades já confirmadas, consta o médico-odontológico, corte de cabelo, lazer e cultura.
(Ana Sales-O Rio Branco-Rio Branco-AC-24/10/03)
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Alto Juruá
  • UC Chico Mendes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.