Projeto Corredores Ecológicos promove conservação da Mata Atlântica

SEMA/BA - www.meioambiente.ba.gov.br - 26/05/2010
A Mata Atlântica é uma das mais ricas entre as florestas tropicais úmidas do planeta, tendo sido incluída pela Unesco na Rede Mundial de Reservas da Biosfera. Porém, hoje é um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo.

Responsável por 15% de todas as formas de vida animal e vegetal, a floresta encontra-se fragmentada em decorrência da ocupação humana do território durante séculos. Restam apenas 7% do bioma em seu estado natural, e 60% dos animais ameaçados de extinção do país dependem desse ambiente para sobreviver.

Nesta quinta-feira (27) é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica. A data busca chamar a atenção para a necessidade de cessar o desmatamento, recuperar o que foi degradado, ampliar o número de áreas públicas e privadas protegidas, além de melhorar a gestão das reservas existentes.

Na Bahia, o Projeto Corredores Ecológicos (PCE), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), elabora ações estratégicas para a conservação e restauração da Mata Atlântica. O PCE conta com o apoio do Ministério Público do Estado da Bahia, Instituto do Meio Ambiente (IMA), prefeituras, ICMBio, IBAMA e Ongs.

"O projeto Corredores Ecológicos atua de forma descentralizada e participativa, incentivando o governo e a sociedade civil a compartilharem a responsabilidade pela conservação da biodiversidade", expressou o coordenador do projeto na Bahia, Marcelo Senhorinho.

Algumas ações merecem destaque, entre elas, a realização do mapeamento do mini corredor Serra das Onças, na região do Baixo Sul da Bahia. O mini corredor apresenta importantes fragmentos de Mata Atlântica, constituindo-se em uma região estratégica para promover a conexão das Unidades de Conservação do Baixo Sul, com as Unidades de Conservação do Sul da Bahia, e um elo entre a Serra da Papuã e a Serra do Condurú.

"O produto desse trabalho será uma fonte confiável e detalhada de informações para subsidiar a fiscalização dos órgãos ambientais competentes e, a tomada de decisão acerca do planejamento do mini corredor, atividades de criação de Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), restauração de áreas degradadas e implementação de sistemas agro-florestais.

Outra ação destacada é a elaboração dos Planos de Manejo dos Parques Nacionais do Pau Brasil e do Descobrimento, localizados no extremo sul, respectivamente em Porto Seguro e Prado. "Estes planos de manejo visam a preservação dos ecossistemas naturais de grande relevância ecológica, além de orientar a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, além dos benefícios ao turismo ecológico", pontuou Marcelo Senhorinho.

O projeto apóia ainda a proposta de criação da Unidade de Conservação municipal na Serra do Timbó, em Amargosa, região do vale do Jiquiriçá. Considerada uma das poucas áreas preservadas da bacia hidrográfica do rio Jiquiriçá, numa área de mais de 15.000 hectares, a região conta com nascentes e riachos, a exemplo do Timbó, Boqueirão, Mucuri e Riachão, mantedores da Bacia Hidrográfica do Jiquiriçá.

A Unidade de Conservação na região do Timbó vai garantir a conservação dos ecossistemas naturais da Mata Atlântica na região, a preservação da biodiversidade e a identificação de alternativas de geração de emprego e renda, através de atividades que assegurem a sustentabilidade dos recursos naturais renováveis, como o ecoturismo, fortalecendo assim a política proposta pelos Corredores Ecológicos.

De acordo com o secretário executivo do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Renato Cunha, o Projeto Corredores Ecológicos é hoje o único projeto em execução para proteção da Mata Atlântica na Bahia, com intervenções importantes na área de fiscalização e na articulação entre os órgãos para ações integradas.

"O projeto é um incentivador de algumas ações no Corredor, a exemplo da proposta de criação de novas unidades de conservação e de atividades de cadeias produtivas sustentáveis", destaca Cunha.


http://www.meioambiente.ba.gov.br/noticia.aspx?s=NEWS_GER&id=6346
Mata Atlântica:Conservação e Manejo

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Descobrimento
  • UC Pau Brasil
  • UC Mata Atlântica
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.